Psicologia das cores – o impacto das cores no seu dia a dia

Você já parou para pensar no impacto das cores no seu cotidiano? Seja para te deixar mais alegre, concentrado, te animar ou acalmar, as cores podem interferir bastante no seu humor. E é aí entra a psicologia das cores.

Ou seja, ela vem como uma forma de entender como o cérebro identifica cada cor e as transforma em sensações, emoções e desejos. Ela tem grande importância para várias áreas e possui muitas utilidades.

A importância dos estudos das cores

A cor é um componente visual da comunicação e tem muito a dizer. Entender isso é ideal para montar um ambiente agradável, um look que te represente, ou então expressar os valores de uma marca. 

Em outras palavras, cada cor desperta sensações e sentidos diferentes, o que pode ter grande influência na sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.

Cores mais escuras costumam trazer uma sensação mais melancólica, enquanto as mais claras, como o amarelo, por exemplo, despertam sentimentos de alegria. E isso é bem fácil de notar.

Áreas em que o estudo das cores se aplica

O estudo das cores, cabe em várias áreas e pode ser essencial para traçar estratégias eficientes, independente do ramo.

Porém, existem algumas áreas em que ela pode ser aplicada mais facilmente:

Marketing

O profissional dessa área usa as cores a seu favor, como forma de estimular o consumo e impulsionar o desejo de compra no possível cliente.

Moda

Já para os profissionais da moda o ideal é harmonizar as cores entre si e passar a personalidade de quem será vestido com aquele figurino.

Design de interiores

Quando o assunto é design e decoração, os tons e as cores fazem toda a diferença no ambiente. Por isso, os designers de interiores têm que estudar a cor ideal para cada cômodo e qual sensação cada uma delas desperta.

Maquiagem

Já na maquiagem, as cores são usadas para realçar alguns traços e minimizar outros. Além disso, entender o significado de cada tom é essencial para escolher a maquiagem certa para cada ocasião.

O significado de cada cor na psicologia

A psicologia das cores vai além de entender o significado de cada cor em si. Ela busca compreender o que essa cor representa e como ela afeta o dia a dia e o comportamento do indivíduo.

  • Vermelho 

O vermelho traz uma sensação de maior dinamismo e intensidade, o que pode influenciar no consumo e despertar o desejo.

  • Azul

O azul transmite uma sensação de tranquilidade, paz e segurança. Além de passar a imagem de confiável e estável.

  • Amarelo

Amarelo é a cor que transmite otimismo, alegria, entusiasmo e acolhimento. Essa cor também é ótima para chamar atenção. Além disso, se falamos de marketing, por exemplo, o amarelo é uma cor que desperta interesse.

  • Verde

Já o verde, por estar bastante ligado ao meio ambiente, desperta uma sensação de harmonia, equilíbrio e tranquilidade.

As cores nas lentes de contato

Nas lentes de contato as cores também podem estar presentes. As lentes de contato coloridas são ótimas para mudar seu visual de forma prática e rápida. Existe uma variedade extensa de cores, marcas, desenhos e tons.

Mas atenção! É importante ter em mente, que mesmo as lentes coloridas são dispositivos médicos e, por isso precisam de cuidados e higiene adequada.

Para finalizar, a dica é: use as cores para refletir seu humor e sua personalidade.


Comentários