Procedimentos estéticos que podem prejudicar a saúde dos seus olhos

O Brasil é um dos países que mais realiza procedimentos estéticos em todo o mundo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos realizados todos os anos. 

Porém, apesar de serem muito populares, alguns procedimentos estéticos podem trazer consequências sérias para a saúde dos seus olhos. Principalmente, quando realizados de forma errada e sem o acompanhamento adequado.

O que são procedimentos estéticos?

Os procedimentos estéticos são técnicas invasivas, ou não, utilizadas para amenizar e tratar “desconfortos” estéticos. Eles podem ser feitos tanto nos rosto, quanto no restante do corpo e têm diversos graus de complexidade. Indo desde os mais simples, como a limpeza de pele, até processos cirúrgicos e invasivos.

Quais procedimentos estéticos podem causar riscos à saúde dos seus olhos?

Procedimentos estéticos mal feitos, ou feitos sem o acompanhamento adequado, podem causar uma série de problemas sérios para sua visão, como a cegueira, por exemplo.

Confira alguns procedimentos que podem prejudicar sua saúde ocular:

Ácido hialurônico entre as sobrancelhas

O preenchimento na glabela, área entre as sobrancelhas, é muito utilizado para amenizar linhas de expressão. Se feito sem a supervisão necessária e da maneira errada, pode causar até a perda da visão central.

Extensão de cílios

Apesar de parecer ser um procedimento simples e sem riscos, a extensão de cílios pode causar alguns problemas oculares, como conjuntivite e blefarite alérgica.

Isso porque, os produtos utilizados, principalmente a cola, possuem elementos, como chumbo, na sua composição.

Procedimentos com laser

Muitos procedimentos estéticos usam laser. Porém se for usado da forma errada próximo ao globo ocular, ele pode causar catarata, atrofia da íris, ou até mesmo perda da visão.

Harmonização facial

A harmonização facial é, na realidade, uma combinação de vários procedimentos para deixar sua face mais harmônica, como o próprio nome já diz. Porém, é necessário encontrar um profissional confiável para não ter problemas sérios.

Como garantir que o procedimento estético não irá afetar a saúde dos seus olhos?

Foto: Canva

Para ter certeza que o procedimento estético não causará riscos à sua saúde ocular, opte por profissionais conhecidos e que tenham boas referências. Isso reduz o risco de que o procedimento seja feito da forma errada.

Outro ponto importante, é garantir que todo o processo seja feito da forma e com a higiene adequada, para minimizar as chances de ter algum problema mais sério.

Em caso de dúvidas ou se apresentar alguma reação, busque sempre um oftalmologista. Ele saberá de instruir da forma mais adequada e te indicar os melhores tratamentos.


Comentários