O que é visão monocular e quais as causas e tratamentos?

A visão monocular foi classificada no ano passado, 2021, como uma deficiência visual por uma Lei Federal, o que é uma vitória para quem tem esse tipo de problema. Isso porque, a lei garante a quem sofre com a visão monocular, os mesmos direitos de qualquer outro PCD.

Mas afinal, o que é visão monocular?

De acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde, é considerado visão monocular, quando o indivíduo tem 20% ou menos da visão de um dos olhos, enquanto no outro a visão não sofre alterações.

Ela pode ser a indicação de algumas doenças bem sérias e, geralmente é irreversível.

Além disso, acometidos pela doença, costumam ter pouca noção de profundidade, distância e espaço, o que pode afetar também o equilíbrio.

Quais são as causas?

As causas da visão monocular podem ser muitas, dentre elas algumas doenças bem sérias e traumas decorrentes de acidentes ou batidas.

  • anomalias congênitas
  • toxoplasmose
  • glaucoma
  • tumores intraoculares
  • traumas decorrentes de acidentes

Quais os tratamentos?

Foto: Canva

Como já dito, a maior parte dos casos da doença não têm cura, ou seja, são irreversíveis. Porém, é muito importante que o paciente, mantenha uma rotina oftalmológica e vá ao médico com regularidade. Só assim ele consegue prevenir algumas outras doenças que podem afetar o olho que ainda possui boa visão.

Reabilitação visual

A reabilitação visual é uma maneira de ajudar o paciente a se adaptar à doença e conviver bem com a visão de apenas um olho.

Porém, a adaptação costuma ser mais fácil para jovens e pessoas que perderam a visão ou parte dela, de forma progressiva.

Visão monocular é classificada como deficiência

No início de 2021 foi sancionada a lei que prevê a visão monocular como uma deficiência. Ou seja, a partir daí, quem sofre com esse problema consegue ter acesso aos direitos reservados aos PCD’s, que são as pessoas com deficiência.

A Lei, além de garantir os direitos dos pacientes, também obriga o governo federal a olhar para a doença de uma forma diferente e garantir avaliação e campanhas contra essa doença.


Comentários