Lentes de contato durante a gravidez – posso usar?

Durante a gestação o corpo da mulher passa por mudanças significativas, afinal tem um ser humano se desenvolvendo ali. Os seios ficam maiores, o quadril alarga, os pés e as mãos vivem inchados. E com os olhos isso não é diferente. Mas será que essas mudanças impedem o uso de lentes de contato durante a gravidez?

Antes de te responder essa pergunta, vamos entender um pouco mais sobre como a gravidez pode afetar a saúde dos seus olhos.

A gravidez afeta a saúde ocular?

A gravidez causa várias alterações hormonais que, por sua vez, podem ocasionar diversas mudanças no corpo da mulher, inclusive nos olhos. Essas mudanças são naturais do processo e o corpo geralmente volta ao “normal”, após a gravidez.

No caso da saúde ocular, o que costuma acontecer é que o aumento da progesterona altera o colágeno da córnea, que acaba sofrendo algumas modificações, afetando a visão.

Alterações oculares que podem acontecer durante a gravidez

Foto: Freepik

Olhos secos

O olho seco, como o próprio nome já sugere, é uma condição caracterizada pela falta de lubrificação no globo ocular. 

As lágrimas, além de hidratarem os olhos, também funcionam como uma camada que protege a superfície ocular de infecções e demais ações do próprio ambiente.

Sensibilidade à luz

A fotossensibilidade na gravidez, está geralmente associada a redução da sensibilidade da córnea, além das enxaquecas, que são normais durante a gestação.

É importante saber também, que esse sintoma desaparece até alguns meses após o final da gestação, ou seja, não é uma situação definitiva.

Alteração no grau

Como o aumento da progesterona afeta a córnea, a espessura dela, geralmente aumenta durante o período de gestação. Isso pode alterar o grau da gestante, afinal, a córnea é responsável por ⅔ da capacidade reflexiva. 

Essa mudança de grau, pode gerar alguns sintomas, como enjoos e dores de cabeça.

Perda temporária da visão

Algumas doenças que podem se desenvolver na gestação, podem causar a perda temporária da visão. Na preeclampsia, por exemplo, de 5 a 8% dos casos são diagnosticados por conta de problemas visuais, entre eles, a perda da visão por um certo tempo.

Dificuldade de adaptação com as lentes de contato

Por conta da mudança na espessura da córnea e da alteração de grau, que podem ocorrer durante a gravidez, o uso das lentes de contato pode ser prejudicado. Isso porque, você pode não se adaptar às lentes que usava antes. Além disso, pode se tornar incômodo usá-las.

Outro ponto importante é que as lentes são corpos estranhos e por isso, na gestação o cuidado deve ser redobrado.

Lentes de contato durante a gravidez: quais os cuidados?

Como já dito, as lentes são corpos estranhos e têm contato direto com os nossos olhos, por isso, é importante que o uso de lentes de contato durante a gravidez seja feito com cuidados redobrados. Isso porque, por conta das alterações hormonais, a gestante fica mais propensa ao edema na córnea, que é o inchaço dessa região, por conta de infecção ou inflamação.

Além disso, as lentes de contato, se usadas da forma errada, podem levar bactérias e fungos até os olhos. Por isso, é importante que toda a higiene e assepsia do material sejam feitas da forma adequada. 

Consulte sempre um oftalmologista

Esse é um ponto essencial para manter a saúde ocular de qualquer pessoa. Porém, na gravidez se torna ainda mais importante a ida regular ao oftalmologista. ISso por conta das alterações hormonais que ocorrem nesse período.

Além disso, é o oftalmologista que poderá te indicar o uso correto da lente durante o período de gestação.


Comentários