Alimentos que fazem bem para a visão – conheça os principais

Essa é a semana do esporte aqui na NewLentes e não adianta falarmos sobre atividades físicas, saúde e bem-estar, e esquecer da alimentação. Você sabia que existem alguns alimentos que fazem bem para a visão?

É isso mesmo! Mas antes de te contar quais são esses alimentos, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema.

Por que seguir uma alimentação saudável?

Esse pode parecer um assunto um pouco batido, mas é sempre bom reafirmar a importância de uma alimentação saudável. Comer alimentos ricos em nutrientes e vitaminas é essencial para manter sua saúde em dia.

Ao contrário do que muita gente pensa, se alimentar bem não tem que ser feito por estética, mas sim por uma questão de saúde e bem-estar.

Alguns dos benefícios de uma alimentação saudável para os olhos são:

  • ajuda na lubrificação ocular, combatendo a síndrome dos olhos secos
  • retarda o envelhecimento dos olhos
  • alguns alimentos possuem antioxidantes, que auxiliam na proteção da retina
  • previnem a degeneração macular, entre outras doenças oculares

Quais alimentos fazem bem para a visão?

Foto: Canva

Agora que você sabe alguns benefícios oculares de se alimentar corretamente, que tal conhecer os alimentos que mais fazem bem para sua visão?

Confira os principais deles:

1 – Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que são essenciais para proteger a retina, já que são antioxidantes.

Além da cenoura, outros alimentos alaranjados, como o mamão, por exemplo, também possuem esses nutrientes.

A escassez de vitamina A, pode causar dificuldades de enxergar em lugares com menos luz.

2 – Peixes

 Outro alimento que deve ser incluído no seu dia a dia é o peixe. Isso porque, ele é rico em Ômega 3, minerais e alguns tipos de vitaminas, que ajudam na lubrificação ocular e a reforçam as células da retina.

Além disso, os nutrientes contidos nos peixes, melhoram a circulação, que por sua vez, aumenta a quantidade de oxigênio enviado para os olhos.

3 – Ovos

Os ovos contêm proteínas, vitaminas e minerais com forte poder antioxidante, que previnem a degeneração macular, que pode levar a diversos sintomas oculares sérios, como a cegueira, por exemplo.

Mas atenção, o alto consumo de ovo, pode prejudicar seu colesterol. Por isso, fique atento e não consuma excessivamente.

4 – Azeite de oliva

Já o azeite de oliva é rico em Vitamina E e polifenóis, que têm função anti-inflamatória e auxiliam na prevenção de doenças como a síndrome do olho seco e a degeneração macular.

5 – Folhas verdes

As folhas verdes, como a couve e o brócolis, são antioxidantes e têm ação anti-inflamatória, porque possuem luteína e zeaxantina. Esses nutrientes protegem a visão e facilitam a percepção de luz.

6 – Cereais e grãos

Esse tipo de alimento tem Cobre, que fortalece as células de fundo de olho, evitando a morte das mesmas e garantindo uma visão muito mais saudável.

Para ter uma boa saúde visual não tem segredos. Por isso, comece a consumir bons alimentos e em qualquer sinal de incômodo na visão, busque uma opinião médica. É o oftalmologista que sabe te indicar os exames certos e o os melhores tratamentos para cada caso.


Comentários