Meu grau pode diminuir com o tempo? Entenda como funciona

Muita gente que precisa de correção refrativa tem a dúvida se o grau pode diminuir com o tempo ou não?

Apesar de ser um pouco complexo, afinal, se trata da visão e de todos os processos necessários para que a refração ocorra da forma correta, normalmente o grau não diminui.

Porém, existem algumas precauções que podem ajudar a evitar que ele aumente.

O que são os problemas refrativos?

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco mais sobre o que e quais são os problemas refrativos.

A refração é o processo que forma a imagem. Ou seja, a luz atravessa o olho, chegando até a retina, na qual a imagem é formada e enviada para o cérebro.

O erro refrativo acontece quando a luz não chega com nitidez na retina. Isso pode acontecer por:

  • Tamanho do globo ocular
  • Irregularidades na córnea
  • Opacidade dos meios ópticos 

Tipos de erros refrativos

Miopia 

A córnea míope é muito curva, o que faz com que a imagem seja formada antes da retina, dificultando enxergar imagens que estejam longe.

Hipermetropia

Já quem sofre com hipermetropia, ou possui o olho pequeno demais, ou tem a córnea mais plana do que normal, o que faz com que a imagem seja formada depois da retina. Isso faz com que o hipermetrope não enxergue bem de perto.

Astigmatismo

No astigmatismo, a córnea é irregular, fazendo com que a imagem focalize em várias partes da retina, o que deixa a visão embaçada de longe e de perto.

Presbiopia

Já a presbiopia acontece quando o cristalino, que é a lente natural do olho, envelhece, o que prejudica gradativamente, a visão de perto. Isso costuma acontecer depois dos 40 anos.

Meu grau pode diminuir com o uso adequado de óculos ou lentes?

Foto: Canva

O uso dos óculos não altera necessariamente o grau. Ou seja, eles funcionam como uma forma de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, corrigindo os erros refrativos que prejudicam sua visão.

Porém, o uso inadequado dos óculos ou lentes e a alta exposição às telas, podem agravar alguns problemas refrativos, como a miopia. Isso porque, você acaba forçando mais a visão. 

O que o mau uso dos óculos pode causar?

  • incômodos oculares
  • dores de cabeça
  • vermelhidão nos olhos
  • lacrimejamento

Comentários