Saúde ocular infantil: conheça as principais doenças oculares na infância

A saúde ocular infantil é um assunto que é deixado um pouco de lado. Tanto, que muitos pais só procuram um oftalmologista quando percebem que os filhos estão com alguma dificuldade para enxergar.

Porém, ter um acompanhamento oftalmológico desde cedo é essencial, porque algumas doenças se manifestam ainda na infância e quanto antes diagnosticá-las, mais rápido e eficaz é o tratamento.

Para te incentivar a se preocupar com a saúde ocular infantil, separamos algumas doenças oculares comuns entre as crianças e algumas dicas.

Principais doenças oculares na infância

1 – Miopia

A miopia é um dos erros refrativos mais comuns na população, inclusive entre as crianças. Ela é a dificuldade de enxergar objetos que estejam longe.

Como hoje em dia as crianças têm passado cada vez mais tempo em frente às telas de celulares, computadores e tablets, a miopia vem sendo cada vez mais comum entre os pequenos. Por isso, o papel dos pais é tentar evitar a alta exposição aos dispositivos eletrônicos.

A miopia, assim como os demais erros refrativos, podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contato. Para saber se seu filho pode ou não usar lentes de contato confira a matéria: “Descubra a idade certa para começar a usar lente de contato com grau”

2 – Astigmatismo

Assim como a miopia, o astigmatismo também é um erro refrativo, mas nesse caso, o astigmata tem a visão embaçada e desfocada, tanto para objetos próximos, quanto distantes.

A tecnologia, também pode ser um agravante para essa doença ocular.

3- Hipermetropia

A realidade, é que toda criança nasce hipermétrope. Isso acontece, porque o globo ocular ainda não atingiu o tamanho ideal, assim, a imagem se forma depois da retina, o que dificulta enxergar objetos próximos.

Com o passar do tempo e conforme a criança vai se desenvolvendo, esse quadro, geralmente, é revertido. Quando a reversão total não acontece, a criança continua apresentando o erro refrativo e precisa de correção.

4 – Retinoblastoma

Apesar de não ser tão comum quanto os erros refrativos, o retinoblastoma é uma doença que precisa de atenção. Afinal, ela é um tumor que atinge a retina e geralmente acomete crianças antes dos 5 anos de idade.

O retinoblastoma afeta a visão e pode atingir apenas um ou os dois olhos. 

Alguns dos principais sintomas são o estrabismo, pupila esbranquiçada, movimento ocular involuntário e rápido e vermelhidão. Além disso, o embaçamento da visão também é muito comum.

Atenção: Se você notar algum desses sintomas no seu filho ou em alguma outra criança, leve imediatamente a um oftalmologista. Quanto antes diagnosticar a doença, mais fácil e eficaz é o tratamento.

5 – Estrabismo

Sobre o estrabismo você com certeza já ouviu falar. Ele acontece quando os olhos estão desalinhados constantemente e pode ter diversas causas, como algum erro de focalização, ou desequilíbrio dos músculos que controlam o movimento ocular.

Em alguns casos, o estrábico sofre com visão dupla e o agravamento da doença, pode levar à ambliopia – redução da visão – à perda permanente da visão.

6 – Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é uma doença bem comum. Ela consiste em uma inflamação ocular, que atinge a membrana conjuntiva e causa, entre outros sintomas, coceira, sensação de corpo estranho nos olhos, aumento da secreção e vermelhidão.

Para o tratamento, uma ótima opção é fazer compressas geladas, para aliviar os sintomas e ficar longe da substância que pode estar causando a alergia.

Agora, caso a conjuntivite não melhore, o ideal é consultar um médico o mais rápido possível.

Tecnologia e a saúde ocular infantil

A alta exposição às telas tem prejudicado a saúde ocular infantil/Foto: Canva

Como já dito, apesar de ser uma grande aliada nas ações do dia a dia, a tecnologia pode se tornar a grande vilã quando o assunto é saúde ocular infantil. Isso porque, cada vez mais cedo as crianças têm tido contato com celulares, tablets e computadores e, por isso, o tempo de exposição às telas tem crescido muito.

De acordo com levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esse hábito é responsável por causar problemas de visão em 20% das crianças.

Isso acontece, por conta da luz emitida pelas telas, que acaba prejudicando a saúde ocular infantil.


Comentários