mitos sobre as lentes de contato

Mitos sobre as lentes de contato que você com certeza já ouviu

Apesar de já serem bem conhecidas e, de um tempo para cá, terem se tornado mais populares, ainda existem muitos mitos sobre as lentes de contato sendo espalhados por aí.

Isso porque, por muito tempo se falou pouco sobre elas e assim, inevitavelmente as perguntas, questionamentos e dúvidas começaram a surgir. Hoje, como já comentamos, elas estão bem mais popularizadas, porém os mitos ainda estão aí e acabam afastando alguns possíveis usuários.

Pensando nisso, desvendamos algumas dúvidas e mitos sobre as lentes de contato, para te ajudar e te tirar aquela má impressão que muita gente tem sobre elas.

Dúvidas e mitos sobre as lentes de contato

1 – As lentes podem ir para a parte de trás dos olhos

Esse é um medo que muita gente tem, mas pode ficar tranquilo, porque não tem o menor risco disso acontecer.

Os nossos olhos têm uma membrana que os envolve e se conecta com o interior da pálpebra, o que impossibilita que a lente passe para a parte de trás do olho e “suma”.

O que pode, sim, acontecer é a lente se mover, mas isso não tem perigo nenhum.

2 – A lente pode ficar presa no meu olho

Claro que não! O máximo que pode acontecer é a lente ressecar e isso dificultar na hora retirar ela. Quando isso acontecer é importante hidratá-la e manuseá-la com cuidado para não machucar os olhos.

Para evitar esse tipo de coisa, siga à risca todas as instruções do seu oftalmologista, para o cuidado com as lentes e não esqueça de respeitar o tempo de descarte da lente, indicado na caixa pelo fabricante.

3 – As lentes de contato são perigosas para os olhos

Esse é um mito sobre as lentes de contato que muita gente propaga por aí. É claro, que por terem contato direto com os olhos, eles precisam de muito mais cuidado com a higiene, armazenamento e assepsia. Mas se todos os cuidados forem tomados, o usuário não terá nenhum problema.

4 – Só adultos podem usar lentes de contato

Esse é outro mito sobre as lentes que é extremamente comum. A questão da idade certa para usar lente, tem mais relação com o cuidado que a pessoa tem. Ou seja, se a criança consegue manusear bem as lentes e tem responsabilidade para cuidar dela, tudo bem.

Geralmente, os médicos indicam depois dos 10 ou 12 anos, mas isso varia muito de criança para criança.


Descubra a idade certa para começar a usar lente de contato com grau

5 – Posso compartilhar minhas lentes com algum amigo ou familiar

Claro que não! As lentes são de uso individual e, por isso, não podem ser compartilhadas com ninguém. Até porque, elas podem transmitir ou levar bactérias de um olho para o outro e causar danos sérios para sua visão.

6 – Os óculos de grau são mais baratos que as lentes

Isso depende muito da lente e do óculos que você for escolher. Hoje, existem várias linhas de lentes de boa qualidade e com preço mais acessível. Além disso, elas proporcionam muito mais liberdade e praticidade ao usuário. Então, o custo benefício pode compensar.

Agora que a gente já te ajudou a desvendar alguns mitos sobre as lentes de contato, deixe aqui nos comentários suas dúvidas sobre as lentes de contato.


One Reply to “Mitos sobre as lentes de contato que você com certeza já ouviu”

Comentários