como usa as lentes de contato, setembro safira

Setembro Safira: você realmente sabe como usar as lentes de contato?

Setembro chegou e com ele vem a campanha Setembro Safira, que visa a conscientização de como usar as lentes de contato da forma correta. Mas você sabe realmente, como usar essas lentes?

A verdade é que, muito mais do que simples acessórios estéticos, as lentes são dispositivos médicos e por isso, precisam de todo o cuidado com armazenamento, higiene e manuseio. Se esses cuidados não forem tomados da forma correta, sua saúde ocular pode, sim, ser comprometida.

Quer saber qual como usar as lentes de contato corretamente sem colocar a saúde dos seus olhos em risco? Então continue acompanhando a matéria!

O que é o Setembro Safira?

Mas antes de falarmos sobre os cuidados com as lentes e a forma certa de usá-las, que tal entender um pouquinho do que é o Setembro Safira?

Bom, o Setembro Safira é uma campanha nacional de conscientização, que tem a intenção de educar sobre a importância do uso correto das lentes de contato, afinal, elas são acessórios ópticos que têm contato direto com os olhos e por isso, todo cuidado é pouco. 

Na correria do dia a dia e por falta de informação, é normal acabar deixando de lado alguns cuidados fundamentais para que sua saúde visual não seja colocada em risco e o setembro safira vem dessa preocupação.

Lentes de contato: use bem para usar sempre

Esse é um dos lemas fundamentais da campanha e resume bem o intuito dela. Ou seja, o Setembro Safira deixa bem claro que o uso correto das lentes de contato não prejudica seus olhos. Muito pelo contrário, as lentes de contato dão muito mais praticidade para o seu dia a dia, são recursos ópticos excelentes.

Quais as vantagens de usar as lentes de contato?

Bom, não tem como falar de lentes de contato e deixar de lado os benefícios delas para os seu dia a dia. Pensando nisso, separamos os principais para você:

  • Trazem mais praticidade para o seu dia a dia;
  • São confortáveis;
  • Corrigem bem os erros refrativos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia;
  • Facilita a prática de esportes e
  • Mantém a hidratação dos olhos.

Perigos de usar as lentes de contato da forma errada

Como já dissemos, o mau uso das lentes de contato pode trazer riscos sérios à sua visão. Confira alguns deles:

  • Maior probabilidade de úlceras na córnea
  • Alto risco de contaminação ou infecções oculares
  • Ressecamento dos olhos
  • Vermelhidão e lacrimejamento
  • Risco de contrair Acanthamoeba

Dicas de como usar as lentes de contato da maneira correta

Fotos: Canva

1 – Lave sempre bem as mãos antes de manusear as lentes

É importante antes de colocar ou tirar as lentes, lavar muito bem as mãos com água e sabão, de preferência neutro, e secá-las completamente com toalha que não solte fiapos.

2 – Guarde as lentes da maneira certa

Para armazenar as lentes é importante usar a solução própria e guardá-las no estojo adequado. Assim, você evita contaminações e as chances de comprometer a sua visão.

3 – Nunca use soro fisiológico

Quando o assunto é lentes de contato, nunca use soro fisiológico. Isso porque o soro, não tem as propriedades necessárias para limpar adequadamente as lentes

4 – Não entre na água com as lentes

A água é um ambiente muito propício para contaminação e por isso, evite tomar banho, entrar no mar ou na piscina com as lentes.

5 – Troque todos os dias a solução das lentes

Esse é um ponto que muita gente tem dúvidas. Mas o correto, é trocar a solução todos os dias, para não ter risco de contaminação.

6 – Respeite a data de validade das lentes 

Nunca use uma lente vencida. Isso pode parecer óbvio, mas muita gente não respeita o prazo de validade das lentes e isso dá margem para alguma contaminação.

7 – Descarte a lente no tempo correto 

Cada lente tem um tipo de descarte, que está descrito na caixa  e pode ser: diário, quinzenal, mensal ou anual. Ou seja, as lentes de descarte mensal, por exemplo, precisam ser descartadas um mês após o início do uso, independente de quantas vezes elas foram usadas.

8 – Nunca durma com as lentes

Dormir com as lentes, faz com que elas percam a hidratação, o que prejudica sua visão. Por isso, é importantíssimo retirar as lentes sempre antes de dormir.

Leia mais:


Comentários