acanthamoeba

Acanthamoeba – entenda o que é e quais os perigos

Tempo de leitura: 2:03 min

Você já ouviu falar na Acanthamoeba no olho? O nome é um pouco estranho e não muito comum, mas a verdade é que ela pode fazer um estrago enorme nos seus olhos. 

Mas vamos lá, a Acanthamoeba é um protozoário muito comum na água de lagos, piscinas, hidromassagens e no solo e quando entra em contato com seus olhos, pode causar uma doença rara, mas seríssima: a Ceratite por Acanthamoeba.

Ficou curioso? Então continue acompanhando a matéria!

O que é a Ceratite por Acanthamoeba?

Bom, agora que você já sabe o que é a Acanthamoeba ocular, está na hora de falar da doença que ela pode causar nos seus olhos: a Ceratite ou Queratite. A maior parte dos casos dessa doença, que é uma das infecções no olho mais perigosas, são vistos entre usuários de lentes de contato e, por isso, a gente reforça tanto por aqui, a importância dos cuidados com as lentes.

Então vamos explicar um pouquinho mais sobre a Ceratite. Grande parte dos casos dela, acontecem por conta do manuseio errado das lentes e da falta de higiene. Quando as lentes não são limpas e higienizadas da maneira correta, elas se tornam grandes fontes de bactérias e protozoários.

A queratite, como também é conhecida, é uma espécie de infecção no olho que pode levar até à cegueira.

Erros comuns com as lentes que podem causar a Ceratite por Acanthamoeba

  • Armazenar as lentes sem a solução adequada
  • Não higienizar o estojo
  • Manusear as lentes com as mãos sujas
  • Tomar banho com as lentes de contato
  • Ir à piscina ou hidromassagem com lentes de contato
  • Deixar as lentes terem contato com água

Sintomas da Acanthamoeba

Assim como toda doença, a Ceratite nos olhos tem alguns sintomas e ficar atento a eles é essencial para que o diagnóstico seja feito o quanto antes e o tratamento seja realizado da melhor forma possível.

Vermelhidão ocular e sensação de areia nos olhos, são alguns deles. Confira mais:

Lacrimejamento

Dor nos olhos

Embaçamento da visão

Sensibilidade à luz

Como prevenir a Acanthamoeba?

Para quem usa lentes de contato, a boa notícia é que a Ceratite por Acanthamoeba, apesar de grave, é uma doença ocular extremamente prevenível. Ou seja, se todos os cuidados forem tomados da forma correta, as chances de contrair o protozoário são muito baixas.

Para te ajudar separamos alguns cuidados que você precisa adotar:

1 – Higienize bem suas lentes

Quando o assunto é lente de contato, todo cuidado é pouco. Por isso, para prevenir a Ceratite e outras doenças oculares, é importante que você sempre limpe muito bem suas lentes, da forma correta e com a solução adequada.

2 – Cuidado com a limpeza do estojo

Está aí um passo que muita gente acaba ignorando. Manter o estojo limpo é tão importante, quanto higienizar as lentes, afinal, ele pode ser a porta de entrada para protozoários e bactérias.

3 – Limpe muito bem as mão antes de manusear as lentes

Seguindo ainda a linha de cuidados com a higiene, a gente não pode deixar de lado o processo de limpeza e higiene das mãos. Elas têm contato direto com as lentes e com os seus olhos e, se não forem limpas da forma correta, podem levar sujeira aos seus olhos.

4 – Nunca tenha contato com água enquanto estiver com as lentes

Como a gente já disse aqui, um dos lugares mais prováveis de encontrar a Acanthamoeba é nas água. Por isso, é importante não tomar banho, ir à piscina ou ter qualquer outro contato com a água, enquanto você estiver usando as lentes.

Leia também: Posso tomar banho com as lentes de contato?

5 – Consulte regularmente o oftalmologista

É sempre importante, não só consultar o oftalmologista, como também, seguir todas as recomendações que ele passar. Ele saberá indicar a melhor forma de lidar com as lentes e a rotina mais correta de cuidados com os seus olhos.

Imagens: Canva

Por: Gabriela Bonetti Giomo

Jornalista e redatora com experiência na criação de conteúdos sobre saúde visual e demais assuntos relacionados ao ramo óptico.


Comentários