Sem perceber você já entrou no box para tomar um banho e só percebeu que estava de óculos depois de abrir a torneira? 😀 Acredite, isso é mais comum do que você imagina! Agora se você usa lentes e já se perguntou: Posso tomar banho com as lentes de contato? Têm algum perigo? Não é só fechar os olhos? Temos uma resposta para você!

Bom, antes de responder vamos contar uma história que ficamos sabendo essa semana! Um inglês de 29 anos, chamado Nick Humpreys teve um problema seríssimo ao tomar banho diversas vezes usando suas lentes de contato. Ele contraiu uma doença muito pouco conhecida, mas que é extremamente perigosa que lhe causou uma ceratite por Acanthamoeba. Por causa dos banhos que tomou sem retirar suas lentes ele acabou adquirindo uma infecção parasitária incomum da córnea. Essa doença causa incômodo, sensibilidade a luz, dor e cegueira.

O que a falta de informação pode lhe causar.

Humpreys agora aguarda na fila por um transplante de córnea como uma última tentativa para solucionar seu problema. O mais estranho é que ficamos sabendo de um caso muito parecido há apenas 01 mês atrás! Neste caso se tratava de uma moça brasileira, chamada Marcela Monferdini de 35 anos que descobriu tardiamente que havia também adquirido a ceratite por Acanthamoeba. Em seu relado ela informa que o problema havia prejudicado sua vida social e pessoal. Marcela não saia mais, não fazia mas as coisas que gostava, sua vida pessoal não andava nada bem e para piorar as dores em seu olho doente eram fortes e frequentes. Marcela se viu em uma situação que a fez decidir pela retirada do seu olho infeccionado. Lutou para que fosse liberada uma autorização para cirurgia e hoje ela vive normalmente com uma prótese.

O que a falta de cuidado pode ocasionar.

Agora que você viu esses dois casos consegue perceber que tudo aconteceu por uma falta de informação somada ao mau uso das lentes de contato? No primeiro caso em que o usuário era Nick Humpreys ele chegou a informar que nunca foi alertado pelo seu oftalmologista sobre a necessidade da retirada das lentes de contato antes do banho. Então o nosso papel aqui é alertar a você que leia e pesquise também sobre os cuidados que deve ter. É importante! Sabedoria e cuidado nunca são demais!

Animação sobre a evolução do ceratocone

Muitos usuários tratam os seus olhos como apenas uma extensão do corpo quando na verdade eles são muito mais sensíveis do que parecem. Sua sensibilidade é tamanha que se você coçar seus olhos frequentemente e com força você pode sim, adquirir Ceratocone! Acredite se quiser!

Depois desses dois exemplos fica aqui o alerta para os usuários de lentes de contato. Evite economizar tempo e principalmente economizar com estojo de armazenamento e solução de limpeza. Não vale perder a visão por causa disso! Não tome banho e nem nade com suas as lentes de contato! Em hipótese alguma! Se estiver com pressa, o melhor é parar, respirar fundo e retirar suas lentes com o mesmo cuidado que as colocou! Lave, enxágue e guarde.

“JÁ REPAROU QUE QUANDO ESTAMOS COM PRESSA TUDO FICA MUITO MAIS DIFÍCIL DE SER EXECUTADO?”

Ao tomar banho com suas lentes você corre o grande risco de contaminar suas lentes. Um dos maiores riscos é que a própria composição da lente de contato facilita muito a absorção de água e consequentemente a absorção de bactérias, vírus, fungos, amebas e até parasitas já que todos esses microrganismos estão na água que você usa para tomar banho.

Então o melhor a fazer é retirar suas lentes antes de tomar banho! Algumas matérias até falam que o nosso cotidiano é tão corrido que não dá tempo para esse cuidado extra! Sinceramente eu acredito que você prefere não correr risco algum!

#DICA: Carregue com você sempre uma pequena necessaire com uma pequena solução de limpeza de 60ml e um case daqueles bacanas que guardam o estojo com até uma pinça para retirar as lentes. Nunca viu um desses? Olhe aqui para saber do que estamos falando! 😉 Uma observação legal é que tenha cuidado ao guardar seu estojo com as lentes de contato! Eles devem ficar em um ambiente livre de contaminantes e se for transportá-lo de preferência para levá-lo dentro de uma pequena necessaire ou dentro de um desses cases mencionados.

Se você simplesmente jogar seu estojo dentro da sua mochila ou bolsa todo contaminante que estiver dentro dela pode grudar no estojo e consequentemente entrar em contato com suas mãos e com as suas lentes de contato.

OS CUIDADOS SÃO OS MESMOS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO COLORIDAS SEM GRAU!

#AVISO: Qualquer sinal de desconforto, vermelhidão, dor, irritação, secreção e/ou lacrimejamento procure imediatamente um oftalmologista para verificar como estão os seus olhos. Evite extrapolar a validade da lente de contato e nunca use soro fisiológico para limpar suas lentes. Jamais use água para limpar suas lentes ou para diminuir algum desconforto com suas lentes em seus olhos.

Existem soluções umidificantes que foram criados para isso. Hoje com os ambientes de trabalho, estudo ou até mesmo em casa com ar-condicionado as lentes e os olhos ficam ressecados mais rápido causando em alguns casos esse desconforto. Afinal, lembre-se do que estamos falando! As lentes de contato absorvem umidade e oxigênio não só do ar mas também dos seus olhos. O ideal é sempre ter consigo um umidificante para hidratar suas lentes e consequentemente manter a hidratação dos seus olhos. Essas janelinhas precisam de todo o cuidado que puder dar a elas! <3

Abaixo temos algumas matérias que irão lhe ajudar a cuidar bem das suas lentes de contato. Leia pois tudo que você pode saber sobre os cuidados com os seus olhos é muito importante.

Um forte abraço e uma ótima semana! 🙂

Written by newlentes

1 Comment

Comentários