adaptação das lentes de contato

Adaptação das lentes de contato – Dicas para passar por esse período

Começou a usar lentes a pouco tempo e está sentindo aquela sensação estranha? Pode até não parecer, mas ela é bem normal. Esse é o processo de adaptação das lentes de contato, pelo qual, praticamente todo usuário passa. Afinal, a lente é um corpo estranho que tem contato direto com os seus olhos.

A boa notícia é que mesmo esse sendo um processo um pouco chato, ele passa. E para te ajudar a passar por isso de forma mais rápida e tranquila, separamos algumas dicas super especiais. Quer saber quais? Continue lendo a matéria para descobrir!

O que é o período de adaptação das lentes?

Assim como em toda mudança existe um processo para você se adaptar a ela, com as lentes de contato isso não é diferente. Ou seja, o período de adaptação das lentes é o tempo que você leva para se acostumar com o uso delas.

É muito comum que durante esse período, você sinta alguns sintomas como:

  • vermelhidão nos olhos
  • lacrimejamento
  • ardência
  • incômodo durante o uso das lentes

Como funciona o período de adaptação?

Imagem: Canva

Além de tudo o que já falamos, a adaptação depende também do tipo de lente que você irá usar. Como a maior parte das lentes, hoje, são gelatinosas, elas são mais confortáveis e, consequentemente, mais fáceis de se adaptar.

Outro ponto, que também conta muito na adaptação é a forma de usar as lentes. Ou seja, usá-las da maneira correta, limpá-las bem e armazená-las com a solução adequada, facilita muito a adaptação.

Quanto tempo demora a adaptação das lentes de contato?

Em geral, a adaptação demora cerca de 10 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa. De qualquer forma, se você notar que os incômodos não estão melhorando, é aconselhável procurar um oftalmologista, ele fará os exames necessários para indicar a raiz do problema e, se necessário, trocar as lentes.

Dicas para se adaptar às lentes de contato

Bom, a adaptação das lentes de contato nem sempre é um processo simples, mas é natural. Os incômodos e desconfortos são passageiros, porém é sempre bom ficar atento.

De qualquer formas, separamos algumas dicas para você passar por esse período de uma maneira bem mais tranquila e rápida:

  • Siga todas as instruções do oftalmologista;
  • Limpe muito bem suas lentes;
  • Armazene suas lentes com a solução adequada;
  • Coloque as lentes logo depois que acordar;
  • Mantenha seus olhos sempre hidratados e
  • Não desista no primeiro incômodo, é normal.

Agora que você já sabe tudo sobre o período de adaptação das lentes de contato, deixa aqui nos comentários se você tem mais alguma dúvida ou se já conhecia as dicas que passamos aqui!

E não se esqueça, quando for comprar suas lentes, entre na NewLentes e confira nossos produtos!

Leia também:
Dicas que quem está começando a usar lentes de contato precisa saber


Comentários