Ventilador sujo pode prejudicar os olhos?
Muitas pessoas têm mania de deixar o ventilador sujo. Porém, poucas delas sabem o mal que isso pode causar. São muitas situações desagradáveis que esse hábito gera. É por isso que é fundamental falar mais sobre isso.
Desde olhos avermelhados até algo mais sério como conjuntivite. Então, entenda que a falta de limpeza vai ser responsável pelo acúmulo de diversos elementos. Desse modo, tem-se ácaros, microrganismos e por aí vai. Tudo isso vai afetar a saúde dos seus olhos.
Por isso, é muito importante ter cuidado com essa prática. Só assim é possível evitar complicações oculares. Sendo assim, esse artigo vai te mostrar algumas condições. Todas elas podem ser adquiridas caso insista nesse hábito.
Olho seco
É uma anomalia comum em diversos indivíduos. Quem fica em contato com ventilador sujo pode sofrer muito com olho seco. Essa condição afeta a produção de lágrima. Dessa forma, seus olhos ficam bem ressecados.
Isso vale tanto para córnea quanto para a região da conjuntiva. Assim, lembre-se que o filme lacrimal tem a função de limpar e proteger sua visão. Logo, ele é responsável por combater a entrada de corpos estranhos.
O ventilador por si só já prejudica a produção de lágrimas. No entanto, quando não limpo, o efeito é ainda pior. Desse modo, sua visão fica sem lubrificação e com microrganismos entrando no olho.
Confira agora, os principais sintomas dessa condição. Ainda, entenda que eles são potencializados pelo contato com o ventilador sujo.
- Coceira;
- Ardor;
- Vermelhidão;
- Secura;
- Sensação de ter areia no olho;
- Fotofobia.
Ventilador sujo: conjuntivite alérgica
Consiste em uma inflamação na mucosa do olho. Como o próprio nome já diz, ela é causada por meio de uma reação alérgica. Então, isso pode ser consequência de poeira, pelo de animal e por aí vai. No caso do ventilador, ele espalha esses elementos.
Não é necessário nenhum tratamento específico para conjuntivite alérgica. Assim,a única recomendação é se livrar do alérgeno. Por isso é tão importante garantir a limpeza dos espaços e dos instrumentos presentes nele.
Você também pode usar alguns colírios para ajudar na recuperação. Porém, sem a devida higienização isso não vai adiantar. Portanto, o ideal é se livrar de vez do ventilador sujo.
Rinite e olhos avermelhados
A última condição que nós iremos falar aqui é a rinite. Ela se caracteriza pela inflamação das mucosas do nariz.
A causa também são os alérgenos. Seu nariz é a porta de entrada perfeita para esses agentes. Sendo assim, é fundamental evitar contato entre eles. Confira os principais sintomas desse problema.
- Espirros constantes;
- Coriza;
- Irritação no nariz;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Olhos inchados;
- Fadiga;
- Cefaleia;
- Congestão nasal.
Perceba que as reações são muitas. Dessa forma, seu dia a dia pode ser seriamente afetado por uma crise de rinite. Por isso o cuidado com a limpeza é essencial. Ainda, se você tiver predisposição para essa condição, é necessário mais atenção.
O ventilador sujo pode piorar mais o problema. Não entrar em contato com ele nesse estado é sempre a melhor alternativa.
Pronto, agora você sabe tudo o que esse mal hábito causa. Portanto, tente evitar ao máximo essa prática. Trate a saúde dos seus olhos como uma das suas prioridades no dia a dia.
Deixe um comentário