fechamos os olhos ao beijar

Por que fechamos os olhos ao beijar? É sinal de amor?

Naturalmente fechamos os olhos ao beijar, e muitas vezes associamos este ato à paixão. Mas será mesmo que só fazemos esta ação porque estamos sentindo amor pelo outro? E por que fazemos isto? De fato, são inúmeros questionamentos.

Para solucionar este mistério, um grupo de psicólogos desenvolveu um estudo com diversos voluntários. Surpreendentemente, a resposta mostrou que esta ação vai muito além do sentimento. E a peça fundamental é o nosso cérebro.

Estudo dos estímulos

As respostas para questionamentos sobre fechamos os olhos ao beijar estão relacionados a nossa biologia. Isto foi confirmado com a realização de um estudo de percepção de estímulos. Mas calma, o estudo não avaliou como as pessoas beijam.

Pelo contrário, pesquisadores da Universidade de Londres utilizaram alertas vibratórios em voluntários. Enquanto, estes realizavam atividades que envolviam diferentes níveis de demanda visual.

Após a realização de cada tarefa os participantes informavam se haviam percebidos a vibração recebida. Desta forma, foi possível identificar que esta noção se modifica com o nível de estímulos. Ou seja, quanto mais visão menos o tato era sentido.

Atividades simultâneas

Segundo os pesquisadores, o nosso cérebro possui dificuldades para processar diferentes sentidos simultaneamente. Principalmente, quando um deles exige maior concentração para realizar a atividade demandada naquele momento.

A visão, sem dúvidas, demanda grande parte dessa atenção mental. Isto, inclusive, já tinha sido comprovado em outros estudos. Logo, saber que fechamos os olhos ao beijar para o tato ficar em destaque. Sem dúvidas, é de grande importância.

Não só pela questão romântica. Mas pelo fato de que muitos dispositivos de segurança automobilísticos envolvem outros sentidos. Por exemplo, carros que emitem alertas táteis ao sair da pista.

Através desta pesquisa é possível sugerir que os motoristas tendem a não perceber tais alertas. Sobretudo, se o mesmo se encontra em situações que envolva certa tensão no volante, como:

  • Cruzamentos movimentados;
  • Alta estrada;
  • Trânsito um pouco mais pesado.

Percepção humana

Quando fechamos os olhos ao beijar ou realizamos uma atividade prazerosa, como ter relação sexual. Certamente, o foco do nosso corpo está na experiência sensorial proporcionada pelo tato. Desta forma, fechar as pálpebras amplia esta sensação.

Segundo Dalton, ao reduzirmos o estímulo visual deixamos mais recursos mentais disponíveis. Como resultado, a concentração em outros pontos da nossa experiência são ampliados.

Os resultados obtidos por meio deste estudo proporcionaram uma demonstração sólida de “adormecimento corporal”. Nesse sentido, ele é ocasionado pela falta de atenção. Pois, ao distrair o cérebro com imagens ficamos menos sensíveis ao tato.

Influência da visão em outros sentidos

Como já foi mencionado anteriormente, o tato não é o único sentido em segundo plano. Pois, em um estudo anterior a este, pesquisadores investigaram a influência da visão na audição.

Surpreendentemente, os resultados mostraram que quanto mais informação visual recebemos, menor será nossa percepção sonora. Além disso, este grau de atenção varia com a intensidade do estímulo visual, recebido simultaneamente.

Portanto, fechamos os olhos ao beijar para aproveitar melhor esta experiência. E não para demonstrar amor, como muitos pensam. Da mesma forma, ouvir música de olhos fechados amplia o entendimento da letra.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *