Saiba como o trataka pode ajudar sua visão
O trataka tem trazido grandes benefícios na melhora da visão. Sendo uma modalidade do yoga, ele apresenta uma série de movimentos dos olhos para fortalecê-los. Além disso, também beneficia a mente devido às técnicas usadas nos exercícios.
Ele é ideal para pessoas que possuem vista cansada ou problemas oculares. Por meio desses exercícios é possível amenizá-los. Contudo, é preciso ter disciplina na sua aplicação.
Seus resultados surgem ao longo do tempo como consequência de cada sessão. Então, se você gostaria de enxergar com mais clareza e sem precisar gastar para isso, precisa conhecê-lo, acompanhe.
O que é o trataka?
Trata-se de um método da yoga onde os olhos são trabalhados por exercícios de movimentação e fixação. A concentração é muito usada durante essa prática. Nesse sentido, ela também é considerada um tipo de meditação.
Onde surgiu?
O trataka veio da índia. Assim como a yoga e suas outras modalidades. Então, seu desenvolvimento é muito parecido com outras práticas yogues. Dessa forma, ele é praticado com uma mistura de exercícios e de extrema atenção.
Benefícios do trataka
Com esses exercícios oculares é possível alcançar muitas melhorias para a saúde e capacidade cognitiva, entre elas:
- Concentração;
- Foco;
- Nitidez visual;
- Relaxamento;
- Memória;
- Alivia enxaquecas;
- Ameniza dores de cabeça e insônia;
- Reduz ansiedade e stress;
- Diminui sintomas da depressão.
O trataka pode amenizar problemas visuais?
O trataka também reduz algumas dificuldades na visão. Isso porque os movimentos fortalecem a área muscular dos nervos ópticos e aumentam o fluxo sanguíneo. Logo, irrigam e limpam melhor os olhos. Assim, ele pode ser indicado para aliviar sintomas de:
- Miopia;
- Astigmatismo;
- Estrabismo;
- Hipermetropia;
- Vista cansada;
- Olhos secos;
- Envelhecimento visual.
Ainda não existem evidências científicas de que as patologias podem ser curadas. Contudo, há uma melhoria e maior bem estar para quem as possui.
Em alguns casos é importante se aconselhar com um oftalmologista primeiro. Principalmente, em casos de disfunções mais sérias como glaucoma, inflamações, catarata, entre outros.
Exercícios mais comuns
O trataka se divide em três tipos de exercícios que se diferenciam. Entretanto, eles incluem a imaginação, a visualização e a alternância entre as duas coisas. Cada um é conhecido como:
Bahirāṅga
Um objeto visualizado é o foco principal da concentração nessa modalidade. Então, nessa série de movimentos visuais é preciso fixar o olhar nele sem piscar, até os olhos lacrimejarem bastante.
Antarāṅga
Aqui o alvo de atenção é imaginado no meio das sobrancelhas com os olhos fechados. No entanto, de forma tão intensa que se assemelhe à realidade.
Antarbahirāṅga
Já nesta outra prática, ocorre a mistura dos exercícios anteriores. Ou seja, eles são intercalados. Um exemplo que é muito comum é o feito com uma vela, onde primeiro é visualizada. E logo depois, imaginada.
A visão nos dias atuais
O trataka pode ser muito necessário nos dias de hoje. Isto porque tivemos que mudar o estilo de vida, incluindo permanecer mais tempo em casa. Com isso, os trabalhos home office se popularizaram e o acesso aos celulares, notebooks e computadores.
O excesso de uso desses dispositivos também trouxe resultados alarmantes para a saúde ocular. É o que concluiu algumas pesquisas que mostram um aumento desses problemas, incluindo a miopia em crianças.
Diante dessa nova realidade é importante não esquecermos de cuidar desse órgão tão importante do nosso corpo. Então, nada melhor do que buscar atividades simples, como alguns tratamentos e a yoga para os olhos.
Deixe um comentário