Alimentos alaranjados previnem o surgimento de doenças oculares
Os alimentos alaranjados costumam fazer parte de nossas dietas, devido aos seus inúmeros benefícios. Dentre eles está a melhora do sistema digestivo, assim como na pele. Mas não se engane, que estas qualidades não para por aí.
Diversos estudos já comprovaram, que as propriedades destes alimentos atuam na manutenção da saúde ocular. Portanto, se os alimentos a seguir não fazem parte da sua alimentação veja porque incluí-los.
Benefícios da abóbora para a visão
A abóbora é um dos alimentos alaranjados presentes na alimentação muito antes da colonização. Por ser um vegetal nativo da América do Sul, a mesma complementava a dieta indígena. Além disso, possui uma grande variedade, no Brasil as principais são:
- Moranga;
- Japonesa ou cabotian.
Em alguns outros locais este vegetal é conhecido como jerimum. Inegavelmente ela possui baixas calorias e é muito nutritiva. Principalmente porque a abóbora é rica em:
- Vitaminas – A, C, E, B1, B3, B5, B6;
- Ferro;
- Potássio;
- Magnésio;
- Cálcio;
- Fibras.
Além disso, ela possui uma grande quantidade de betacaroteno, composto que combate a degeneração macular. Segundo estudos, esta substância junto com a vitamina A, reduz o risco de catarata. Nesse sentido outro benefício é:
- Zeaxantina e luteína – previnem a opacidade do cristalino;
- Antioxidantes – proteção contra danos nas células.
Alimentos alaranjados: cenoura
Este é um dos alimentos alaranjados presente nas dietas brasileiras nas mais diferentes formas. Afinal, seu uso ocorre desde a antiguidade quando esta raiz era utilizada com caráter medicinal.
Não é à toa que isto acontece, suas propriedades atuam em diferentes funções do organismo. Além disso, ela é pouco calórica e pode ser consumida crua ou cozida. Nesse sentido, a cenoura é uma excelente fonte de:
- Ferro;
- Cálcio;
- Vitaminas K, A, C, E e complexo B;
- Manganês;
- Potássio;
- Fibras.
Provavelmente você já ouviu alguém falar que cenoura fazia bem para a visão. De fato, este não é nenhum mito. Pois, diante de tamanha riqueza alimentar, alguns destes nutrientes atuam diretamente na visão, como:
- Betacaroteno e vitamina A – atua na proteção e no funcionamento ocular;
- Luteína – antioxidante com efeito protetor dos olhos contra luz nociva;
- Reduz o risco de degeneração macular.
Ação preventiva da laranja
Dentre os alimentos alaranjados a laranja é a cara do verão. Além disso, seu consumo pode ser feito in natura, ou mesmo em bolos e sucos. E para completar, um estudo sugere que esta fruta previne problemas oculares.
Este experimento foi realizado na Austrália, durante 15 anos, acompanhando mais de 2 mil adultos. Para participar as pessoas necessitavam ter mais de 49 anos. Nesse período foi avaliado os benefícios do consumo da laranja.
As análises revelaram que os participantes que consumiram laranja reduziram o risco de degeneração macular. Com efeito, essa redução foi de 58% em comparação com aqueles que não consumiram.
Os pesquisadores descobriram que esta diminuição está relacionada à ingestão de flavonoides. No entanto, o efeito era mais notável em dois tipos: o flavonol e a flavonona. Em outras palavras, ambos compostos estão presentes na laranja.
Alimentos alaranjados benéfico a visão: mamão
Para finalizar a nossa lista dos alimentos alaranjados temos o mamão. Provavelmente esta é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Sem dúvidas, pelos seus benefícios para a digestão.
No entanto, ele também auxilia a visão, pois ele possui antioxidantes que protegem a retina. Bem como, suas vitaminas evitam a cegueira noturna. Ou seja, elas atuam na capacidade visual em locais de baixa luminosidade.
Quem diria que alimentos como estes teriam tantos benefícios para a visão? Agora que você já conhece estas qualidades, não deixe de incluí-los na sua dieta.
Deixe um comentário