5 Problemas de saúde ocular na terceira idade
A saúde ocular na terceira idade é um assunto que gera muita discussão. Aliás, até hoje, atingir esse objetivo não é uma tarefa simples, e precisa bastante cuidado. Afinal, são muitas doenças que acometem as pessoas mais idosas.
Conheça aqui 5 desses problemas e entenda como cada um deles se caracteriza. Assim, ao final do artigo, você vai ficar por dentro de alguns tratamentos para essas condições.
1- Saúde ocular na terceira idade: glaucoma
Essa é uma das principais causas de cegueira no mundo inteiro. O glaucoma é uma doença que causa o aumento da pressão intraocular. Então, ela é perigosa devido aos sintomas só costumam aparecer quando o quadro já está avançado.
Portanto, falando de saúde ocular na terceira idade, veja quais os tipos de glaucoma que podem atingir essas pessoas:
- Ângulo fechado;
- Ângulo aberto;
- Secundário.
Além de ser uma condição que aparece com o avanço da idade, existem fatores de risco bem importantes. Assim, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos são apenas alguns deles.
O tratamento busca reduzir a pressão do olho, podendo ser feito com uso de remédios ou cirurgia.
2- Retinopatia diabética
Acontece devido a diabetes. Assim, ela pode ser definida como uma lesão na região da retina, uma camada que fica presente no fundo do olho.
Os vasos da retina são afetados podendo obstruir a passagem de sangue ou causar vazamentos. Além disso, dentre os principais sintomas dessa doença tem-se o embaçamento da visão que pode ser permanente ou não.
Ao falar sobre saúde ocular na terceira idade esse problema é um dos que mais se destaca.
Combatendo a doença
O tratamento vai depender exatamente das variações. Então, a destruição dos vasos afetados com uso de laser é uma das principais formas de combater o avanço da doença.
3- Degeneração Macular Relacionada à Idade
Como o nome já entrega, essa condição está relacionada ao processo de envelhecimento. Sendo assim, a DMRI costuma afetar pacientes com mais de 60 anos de idade e pode causar perda de visão.
Dentre os principais fatores de risco tem-se a hipertensão e o tabagismo. Portanto, a doença vai causar uma lesão na mácula e pode afetar um ou ambos os olhos.
As principais formas de tratamento são cirurgia e medicamentos. Por fim, é impossível falar sobre problemas de saúde ocular na terceira idade sem citar a DMRI.
4- Saúde ocular na terceira idade: catarata
É caracterizada pela perda da transparência do cristalino do olho. Assim, a entrada de luz fica afetada, o que diminui a capacidade visual do indivíduo.
Dentre os principais sintomas tem-se visão embaçada, fotofobia e dificuldade para ler e dirigir. Ainda, hoje a forma de tratamento mais aplicada e eficaz é a cirurgia de catarata.
5- Saúde ocular na terceira idade: presbiopia
Mais conhecida como síndrome do braço curto ou vista cansada, a presbiopia é também uma consequência do envelhecimento. Assim, o indivíduo tem dificuldades para enxergar de perto os objetos. O tratamento dessa doença é feito com cirurgia, óculos ou lentes.
Pronto, esses são os 5 principais problemas de saúde ocular na terceira idade. Não deixe de consultar seu oftalmologista regularmente. Isso vai permitir que você tenha uma melhor qualidade de vida.
Deixe um comentário