Você já teve visão dupla? Entenda as causas da diplopia
A Diplopia ou visão dupla é uma anomalia, na qual o doente vê um único objeto de forma duplicada. Ela é a indicação de algo no seu corpo não vai bem.
As causas vão desde cansaço e ingestão de bebidas alcoólicas, até problemas mais graves e que merecem mais atenção, como Ceratocone e até AVC.
Como acontece a visão dupla?
O sistema ocular é extremamente complexo. Existem vários nervos e músculos trabalhando o tempo todo para que você consiga enxergar bem e levar uma vida “normal”.
Basicamente, a imagem passa pela córnea e pelas pupilas, que são responsáveis por permitir e controlar a entrada de luz. O cristalino forma essa imagem, que fica focada na retina. Depois disso, a imagem é enviada pelo nervo óptico até o cérebro.
Qualquer alteração nesse processo pode causar a diplopia.
Tipos de visão dupla
A forma como as imagens são formadas determina o tipo de diplopia. Os tipos mais comuns são:
- Diplopia monocular – nesse caso, a visão dupla acontece em apenas um olho e só é percebida quando apenas um olho está aberto.
- Diplopia binocular – já na diplopia binocular, a visão dupla acontece nos dois olhos
- Vertical – esse tipo de diplopia é quando a imagem é duplicada para cima ou para baixo
- Horizontal – já nesse caso, a imagem é replicada para os lados
Quais são as principais causas de visão dupla
A visão dupla, se for uma situação não persistente, pode ser apenas um sintoma de cansaço ou ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas.
Caso o sintoma se prolongue, pode ser algo mais sério. Por isso, é importante ir ao médico o quanto antes.
Confira algumas doenças que podem causar a visão dupla:
Catarata
A catarata é uma lesão que atinge o cristalino e o torna opaco e acaba fazendo as imagens perderem o contraste.
Ceratocone
O Ceratocone é uma doença degenerativa da córnea e pode ser uma das causas de diplopia.
Síndrome de Guillain-Barré
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune, na qual os anticorpos atacam as células nervosas e causam paralisia no corpo todo. Em muitos casos, a diplopia é um dos sintomas iniciais dessa síndrome.
Diabetes
A Diabetes acontece quando o corpo tem uma deficiência na produção de insulina, que é o hormônio que metaboliza o açúcar. O acúmulo de açúcar no sangue causa diversos problemas, inclusive a diplopia.
Esclerose Múltipla
Assim como o Guillain-Barré, a Esclerose Múltipla é um distúrbio autoimune, no qual os anticorpos atacam o sistema nervoso, o que afeta a medula e o cérebro. A visão dupla costuma ser um dos primeiros sinais dessa doença.
AVC
O AVC tem vários sintomas bem característicos e um deles é a diplopia. Isso acontece, porque o AVC atinge áreas do cérebro que afetam a visão.
É sempre bom lembrar que a visão dupla pode ter tanto causas oftalmológicas, quanto neurológicas. Por isso, se os sintomas persistirem, busque imediatamente ajuda médica. Sua saúde merece atenção!
Deixe um comentário