Julho Turquesa – entenda o que é a Síndrome dos olhos secos

Ficar muito tempo em frente ao computador ou celular, ou em ambientes com ar-condicionado, acaba dando aquela sensação de olhos secos. Mas você sabe o que isso significa e o motivo disso acontecer? Bom, que tal aproveitar que estamos no julho turquesa, mês de conscientização e prevenção dos olhos secos e entender um pouquinho mais sobre essa síndrome?

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre como surgiu o Julho Turquesa e sobre a a sua importância.

Mas afinal, o que é o Julho Turquesa?

Como já comentamos, o Julho Turquesa é o mês conscientização e prevenção do olho seco. Ele foi instituído em 2017 pela TFOS (Tear Film Ocular Surface Society) e tem como principal objetivo, incentivar a a população a procurar um oftalmologista para o melhor tratamento da doença.

O que são os olhos secos?

A Síndrome dos Olhos Secos, ou simplesmente olhos secos, é um fenômeno que acontece quando nossos olhos não produzem lágrimas suficientes para mantê-los umidificador e hidratados. 

Ultimamente essa condição tem se tornado cada vez mais comum, por conta da alta exposição às telas de celulares, televisores, computadores e tablets. Além disso, a chegada do inverno por si só, também é um agravante para essa síndrome.

Quais são os sintomas?

Como toda doença, os olhos secos dão alguns sinais. Entre eles os principais são:

  • Vermelhidão ocular;
  • sensação de areia nos olhos;
  • ardência nos olhos;
  • fotossensibilidade e
  • lacrimejamento constante.

É muito importante que, caso os sintomas sejam recorrentes, você procure um oftalmologista. A Síndrome dos Olhos Secos precisa de tratamento para que você tenha mais bem-estar visual e os sintomas não atrapalhem seu dia a dia.

Como diagnostica a Síndrome do Olho Seco?

Assim como qualquer outra doença, para você conseguir o diagnóstico correto é preciso consultar um oftalmologista. No caso dos olhos secos, os sintomas podem ser facilmente relativizados ou confundidos com os de outra doença, por serem, de certa forma, comuns. 

Por isso, existem alguns testes e exames que o médico pode fazer para conseguir ter o melhor diagnóstico.

Teste de Schirmer

Esse é um dos testes mais usados quando se tem a suspeita de Síndrome do Olhos Secos. Nele, o médico coloca uma tira de papel sob as pálpebras inferiores do paciente, enquanto o ele fica com os olhos fechados.

Depois de 5 minutos os papéis são retirados e por meio das medidas gravadas nas tiras, o oftalmologista consegue saber se a quantidade de lágrimas é baixa ou não.

Coloração com Rosa Bengala ou Lisamina Verde 

A Rosa Bengala e a Lisamina Verde são corantes que, quando aplicados no olho, mostram exatamente a região da superfície ocular que está ressecada. Assim, elas indicam também o nível de ressecamento.

Tempo de quebra do filme lacrimal

Nesse caso, também é aplicado um corante e por meio dele, o médico consegue avaliar por quanto tempo o filme lacrimal fica intacto no globo ocular. Em pessoas sem a síndrome dos olhos secos, o normal é durar 10 segundos ou mais.

Como é o tratamento para olhos secos?

Foto: Canva

O tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente. Mas em geral, são receitados colírios lubrificantes, para manter a hidratação dos olhos. Além de reduzir o consumo de álcool e de cigarros, usar óculos de sol sempre que sair de casa, lembrar-se de piscar mais vezes durante o dia e, em alguns casos, usar colírios anti-inflamatórios.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *