abril marrom

Abril marrom?

Agora no mês de abril está acontecendo uma campanha chamada Abril Marrom que tem como objetivo a conscientização e prevenção das diversas espécies de cegueira.

A ação esta acontecendo através dos esforços dos centros hospitalares, entidades médicas e da Secretaria de Saúde de São Paulo. A campanha tem como objetivo a consulta preventiva para minimizar os graves efeitos provocados pela perda da visão. O foco principal é o glaucoma.

 

abril marrom

 

 

“A ação busca incentivar a prevenção dos cuidados com os olhos e evitar qualquer doenças relacionada a visão, principalmente o glaucoma.”

O que é o Glaucoma?

O glaucoma é umas das doenças ópticas mais severas que existe. É uma lesão que ocorre no nervo óptico e causa danos irreparáveis. O nervo óptico é responsável por enviar as informações visuais ao cérebro.

 

abril marrom

 

Você sabia que existe mais de um tipo de glaucoma? Listamos 4 tipos abaixo. Saiba quais são eles:

 

  • Glaucoma de ângulo fechado ou agudo – Ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada iniciando um aumento doloroso, rápido e grave na pressão intraocular. São casos são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo de glaucoma de ângulo aberto da doença.

 

  • Glaucoma de ângulo aberto ou crônico – É a situação mais comum e é transmitido por direito de sucessão (hereditário). Sua causa é desconhecida até hoje. Há um aumento na pressão ocular que se desenvolve lentamente. Com o passar dos anos a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico e causa a perda total do campo de visão.

 

  • Glaucoma congênito – O próprio nome diz, é o tipo de glaucoma cujo a criança já nasce com a doença que é herdada da mãe durante a gestação. É considerado raro e se descoberto deve ser tratado imediatamente.

 

  • Glaucoma secundário – Este costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

 

 

Como posso evitar qualquer doença relacionada aos meus olhos?

 

A visita regularmente ao oftalmologista é a melhor maneira de se prevenir de doenças graves. Muitas doenças só serão descobertas em um estágio muito avançado, pois a maioria da população só visita o oftalmologista quando está com um problema ou dificuldade na visão. O melhor é se prevenir e não deixar para última hora.

 

abril marrom

 

Você sabia que a primeira consulta deve acontecer após o nascimento? Dessa maneira o médico pode detectar a presença de doenças graves como retinoblastoma e catarata congênita.

 

 

abril marrom

 

Existem momentos na vida de uma pessoa que é extremamente importante visitar um médico oftalmologista. No início da via, logo após o nascimento, o pré escolar aonde existe a necessidade de exames para descobrir algumas possíveis correções para miopia, hipermetropia ou astigmatismo e após os 40 anos de idade, pois é o período onde começa a aparecer a presbiopia ou “vista cansada“. Lembre-se, todos nós devemos visitar regularmente o oftalmologista pois o cuidado deve ser sempre preventivo. O prazo ideal é de 6 em 6 meses mas pedimos que visite no mínimo a cada ano.

 

abril marrom

 

Como falamos o objetivo é PREVENIR. Apoie a campanha e compartilhe essa ideia. #ficaadica #newlentes  😉

 

 

 

Written by newlentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *