abril marrom

Campanha Abril Marrom. Já ouviu falar sobre?

O que é o Abril Marrom?

Assim como todo mês tem uma campanha relacionada à saúde e bem-estar, a deste mês é a Abril Marrom, que tem como foco a prevenção da cegueira.

O número de pessoas que sofrem com a cegueira no Brasil é muito alto e uma boa parte, é decorrente de doenças evitáveis. A campanha deste mês vem como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos olhos.

Quais as principais doenças que causam cegueira?

Bom, agora que você já entendeu um pouco sobre a campanha Abril Marrom e a importância dela, está na hora de conhecer alguns fatores de risco para a cegueira.

Como já dissemos, algumas das doenças que vamos mostrar aqui, você provavelmente já ouviu falar. Vamos lá então!

1 – Glaucoma 

O Glaucoma tem relação direta com a pressão intraocular. Ou seja, quando ela aumenta, pode causar algumas lesões no nervo óptico, o que, eventualmente, compromete a visão, se não tratar da forma correta. Alguns dos tipos de glaucoma que podem afetar a visão são:

  • Glaucoma de ângulo fechado ou agudo – Ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada, iniciando um aumento doloroso, rápido e grave na pressão intraocular. São casos são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo de glaucoma de ângulo aberto da doença.
  • Glaucoma de ângulo aberto ou crônico – É a situação mais comum e é transmitido por direito de sucessão (hereditário). Sua causa é desconhecida até hoje. Há um aumento na pressão ocular que se desenvolve lentamente. Com o passar dos anos a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico e causa a perda total do campo de visão.
  • Glaucoma congênito – O próprio nome diz, é o tipo de glaucoma cuja criança já nasce com a doença herdada da mãe durante a gestação. É considerado raro e se descoberto deve ser tratado imediatamente.
  • Glaucoma secundário – Este costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

2 – Degeneração Macular

Já a degeneração macular, acontece por conta do envelhecimento ou desgaste das células da mácula, que é a parte central da retina e permite enxergar os detalhes com maior nitidez. 

Quando evolui, pode causar a cegueira, até mesmo permanente.

3 – Catarata

A catarata está relacionada ao envelhecimento. Ou seja, é uma doença muito comum entre pessoas que têm uma certa idade e é caracteriza-se pelo embaçamento da visão.

Além disso, a catarata pode ser tratada e, em alguns casos, é indicada uma cirurgia para a substituição dos cristalinos, por lentes artificiais, que cumprem a função dele. 

4 – Retinopatia Diabética

Ela acontece, geralmente, por conta do descontrole da diabetes, o que desencadeia várias alterações no organismo e afeta os vasos da retina, deixando a visão mais embaçada e turva.

Se a diabete não for controlada e a retinopatia tratada, pode levar à cegueira.

5 – Descolamento de Retina

A retina é uma camada fina que fica localizada no fundo dos olhos. Em alguns casos, ela se desprende da superfície interna do olho, caracterizando o descolamento de retina.

Para ficar alerta!

abril marrom
  • Dor intensa e repentina nos olhos
  • Visão turva e embaçada
  • Flashes de luz 
  • Dores fortes de cabeça

O que posso fazer para evitar a cegueira?

Para evitar a cegueira, a saúde ocular tem que estar em dia. Por isso, a dica principal para a prevenção é ir regularmente ao oftalmologista, principalmente se você já tiver alguma doença ocular ou problema refrativo.

Além disso, ainda mais tendo em vista que a diabete é uma das principais causas de cegueira evitável, seguir uma alimentação saudável é essencial. Sempre controlando a glicose e a pressão arterial. 

Algumas outras dicas que você precisa levar para a vida são: nunca usar colírio sem prescrição médica, não fica colocando as mãos nos olhos, evitar a exposição ao sol, sempre usar óculos com proteção UV.

Agora, se você usa lentes de contato, é essencial cuidar das lentes da melhor forma, sempre utilizando solução multiúso apropriada, higienizando e armazenando da forma correta.

Por: Gabriela Bonetti Giomo

Jornalista e redatora com experiência na criação de conteúdos sobre saúde visual e demais assuntos relacionados ao ramo óptico.


Comentários