Você já ouviu falar em quem usa lentes de contato de maneira consciente é um usuário consciente? Você sabe o que é um usuário consciente? Usuário consciente é aquele que conhece e cumpre todos os procedimentos de manuseio, limpeza e uso das lentes de contato não importando o período de experiência e uso.

Por muitas vezes alguns usuários com o passar dos anos começam a se tornar inconscientes dos perigos que o mal uso das lentes de contato podem lhe proporcionar e por isso regridem nos cuidados com as lentes de contato e também com a própria saúde dos olhos.

Não sabemos se o motivo para isso é o a diminuição dos horários livres, a vida atarefada dos dias de hoje ou puro esquecimento. É comum hoje em dia em uma pesquisa rápida encontrar usuários fornecendo dicas equivocadas sobre a limpeza ou armazenamento das lentes de contato. Apesar de ser um produto sem contra-indicação isso não significa que se for manuseada de maneira inconsequente e incorreta não venha causar algum problema aos seus olhos.

Vamos voltar ao básico no uso de lentes de contato e então vamos ver se você executa passo a passo como descrito abaixo? Vamos usar um exemplo de alguém que vai colocar e retirar as lentes de contato hidrogel com o prazo de descarte de 15 dias.

  1. lave suas mãos na pia do banheiro com um sabonete neutro;
  2. seque-as com uma toalha de algodão ou papel que não solte fiapos;
  3. pegue o estojo onde armazena suas lentes e retire primeiro a lente de contato do recipiente do lado direito;
  4. coloque-a sobre a palma da sua mão com a lente virada para cima, ou seja, ela deverá estar no formato de um pote virado para cima;
  5. pigue algumas gotas da sua solução de limpeza para lentes de contato dentro da lente;
  6. agora com a ponta do dedo indicador da outra mão faça movimentos circulares pressionando levemente a lente sobre a palma da sua mão;
  7. após alguns segundos enxágue as lentes de contato para livra-la de qualquer impureza;
  8. dobre a palma da mão para segurar a lente e vire-a para retirar o excesso da solução;
  9. agora verifique se a lente está na posição correta para colocar em seus olhos. Uma dica é colocá-la na dobra da mão e fazer um leve movimento de fechar a mão. Se ela curvar significa que ela está do lado certo, caso contrário ela está do lado errado;
  10. Agora é só colocá-la na ponta do seu dedo indicador e acomodá-la sobre o centro do seu olho.
  11. pisque algumas vezes e pronto! A lente está limpa e no lugar certo.

Gostaria de mais dicas de como colocar e retirar suas lentes de contato? Assista o vídeo abaixo.

Você segue sempre todos os passos que mencionamos? Leia abaixo a avaliação para cada tipo de usuário.

Se você realizou cada etapa do processo de limpeza nós lhe damos os parabéns. Você é um expert no assunto e um USUÁRIO CONSCIENTE!

Se realizou quase todos os processos descritos acima significa que está deixando de se preocupar com a sua saúde. Apesar de ser um processo demorado o ideal é sempre reservar um tempinho para cuidar de você. Não tenha pressa e cuide bem dos seus olhos.

Se realizou apenas poucas tarefas acima significa que você pode estar tendo prejuízo com suas lentes ou que você possa vir a ter algum problema com acumulo de proteína em suas lentes. A limpeza é de extrema importância pois é o que vai garantir o tempo de descarte das suas lentes e a saúde dos seus olhos. Não se arrisque.

As dicas acima na verdade é o cotidiano de um usuário consciente. É a pessoa que prefere perder alguns minutos repetindo esse processo na hora de colocar as lentes como na hora de retirá-las. Esse usuário sabe que a lente vai durar todo o período descrito pelo fabricante e que não terá nenhum problema com as lentes ao logo do dia ou do tempo de uso. Elas irão estar sempre confortáveis.

Apesar das dicas úteis esperamos que você consulte-se regularmente com o seu oftalmologista. Não deixe para ir só quando sentir dor. Faça preventivos e cuide bem da sua saúde


Written by newlentes

Comentários