Muito se fala que hoje passamos horas demais na frete das luzes emitidas por diversas telas digitais e que devemos nos afastar por pequenos períodos para descansar nossos olhos. Essa importante pausa se deve a necessidade da lubrificação dos olhos que ficam ressecados devido a diminuição de vezes que piscamos quando estamos focados observando ou lendo algo nessas telas.

O descontrole e a falta dessas pausas forçam os nossos olhos a longos períodos de má lubrificação e a um esforço extra mas imperceptível na musculatura interna dos nossos olhos. Esse esforço é causado pela necessidade de focalizar diferentes telas ao mesmo tempo e o resultado disso se chama fadiga ocular ou Astenopia.

Chamada também de Astenopia digital essa condição se tornou uma consequência do uso excessivo por logas horas na frente desses equipamentos. Infelizmente com surgimento de novas tecnologias e novos dispositivos que cada vez auxiliam mais o nosso cotidiano surgem também novas síndromes, doenças e condições que o corpo humano não esta habituado.

Para saber se possui astenopia é bem fácil. Se ultimamente vêm sentindo ardência nos olhos, vermelhidão, sensação de olho ressecado, dores de cabeça, vista embaçada, sensibilidade a luz e dificuldade de concentração, é possível que a causa seja relacionada a essa condição.

As principais causas são:

  • Tablets;
  • Smartphones;
  • Monitores;
  • Televisores e
  • video-games.

Como combater a Astenopia?

  • Use colírios lubrificantes para hidratar os olhos. Procure por colírios de lágrimas artificiais. Esses colírios são inclusive indicados para quem usa lentes de contato. Você pode usá-los sempre que sentir os olhos ressecados.
  • Sabemos que muitos trabalham com monitores e celulares constantemente mas procure a cada hora tirar alguns minutos sem olhar diretamente para essas telas. De 5 a 10 minutos pelo menos.
  • Evite ficar exposto diretamente a ventiladores ou condicionadores de ar. Eles auxiliam muito no ressecamento dos seus olhos. Caso não exista outra maneira, procure um colírio para hidratar os seus olhos ou uma solução umidificante para hidratar suas lentes de contato e consequentemente manter os seus olhos lubrificados e saudáveis.
  • Tudo muda com a força do hábito. Procure se lembrar que esta passando por longas horas na frente de um monitor. Dessa maneira procure se policiar em piscar mais vezes para assim lubrificar melhor os seus olhos.
  • Ao menor sinal de qualquer sintoma de fadiga ocular, você deverá procurar o seu médico oftalmologista. Ele saberá lhe orientar sobre o que você deve fazer. Nossa equipe NewLentes sempre alerta e indica a visita ao seu oftalmologista regularmente.
  • Fique atendo aos sinais de fadiga ocular. Eles podem facilmente serem confundidos com alguma dificuldade visual. Ao relatar os sintomas explique ao seu oftalmologista sua rotina para que ele possa lhe ajudar.

Um alerta importante é ficar de olho nos seus filhos. As novas gerações estão crescendo com o uso constante e excessivo de todos os dispositivos com telas digitais disponíveis. Sejam monitores, smart tvs, tablets, video-games e uma série de equipamentos. Cabe aos responsáveis controlar o uso demasiado desses dispositivos para evitar sérios problemas no futuro e garantir a saúde dessas crianças.

Abaixo um vídeo promocional da empresa Bausch+Lomb alertando sobre a necessidade de visitar seu oftalmologista com regularidade.

Leia também…

Written by newlentes

Comentários