Coronavírus pode ser contraído pelos olhos

Shutterstock

Os casos de COVID-19 estão aumentando no Brasil e por esse motivo é importante que você tome alguns cuidados com relação a prevenção do vírus e sua propagação. Você sabia que pode contrair o Coronavírus pelos olhos, nariz e boca justamente por serem os locais que você mais encosta as suas mãos?

O cuidado com a higiene pessoal nunca foi tão importante. Com o simples hábito de lavar suas mãos você ajuda no controle da propagação desse vírus.

Porque devo me preocupar?

A maior preocupação com relação a pandemia é a quantidade de leitos hospitalares e por isso essa solicitação para ficar em casa por esses dias. O objetivo é fazer com que pacientes mais graves possam ter acesso aos hospitais e assim conseguirem o tratamento adequado.

Qual é a possibilidade de contrair o vírus?

Falar que não existe possibilidade de adquirir o vírus ao longos dos meses seria mentira. O que existe é a intenção de proteger os grupos de risco freando a disseminação do vírus entre a população e liberando os hospitais para os casos mais graves.

Como o Coronavírus pode ser contraído pelos olhos?

Saíram algumas matérias sobre a notícia de um médico que estava no epicentro da epidemia e adquiriu o novo Coronavírus através dos olhos enquanto prestava atendimento ao público. Seu argumento para reforçar a ideia de que o vírus é transmitido pelos olhos é de que ele teria utilizado apenas a máscara como proteção no rosto quando também deveria estar munido dos óculos de proteção.

Como evitar o contágio?

O melhor é evitar o contato com pessoas que tenham contraído a doença e evitar o contato social. Se puder evite aglomerações e locais fechados como shopping, supermercado, cinema, teatro, restaurante e transporte público.

É confirmado que o principal meio pelo qual o vírus entra na corrente sanguínea é através das mãos que encostaram em alguma superfície com o vírus. Muitas pessoas passam a mão pelo rosto sem perceber e com isso acabam tocando olhos, nariz e boca.

Shutterstock

O vírus entra pelas mucosas e os olhos são uma enorme porta de entrada. Já avisamos várias vezes que evite coçar os seus olhos não é verdade? Se chegou agora você pode procurar no BLOG que você vai encontrar conteúdo suficiente para entender que seus olhos são sensíveis e que necessitam de cuidados.

Para que evite ou atrase a contaminação pelo COVID-19 o ideal é lavar as mãos sempre. O incrível é que muita pessoas se esqueceram de como se deve realmente lavar as mãos. Na pressa do dia a dia esfregam rapidamente as mãos com sabão e água o que não adianta em nada.

Shutterstock

Como lavar as mãos corretamente?

Lavar as mãos é realmente algo simples mas você precisa de um pouquinho mais de tempo para executar essa tarefa. Siga as instruções abaixo para virar um expert no assunto!

  • Abra a torneira e molhe as mãos com água limpa;
  • Esfregue o sabão em suas mãos o suficiente para fazer espuma;
  • Esfregue a palma de cada mão;
  • Esfregue entre os dedos entrelaçando as mãos;
  • Esfregue as pontas dos dedos na palma da mão;
  • Esfregue os polegares;
  • Lave e esfregue as costas das mãos e punhos;
  • Enxágue as mãos em água corrente e limpa;
  • Seque com papel toalha ou uma toalha limpa;
  • Use o próprio papel toalha para fechar a torneira.

Lembre-se, lavar suas mãos de forma eficaz é de extrema importância para evitar ou diminuir a velocidade do surto.

Shutterstock

Álcool em gel e máscaras descartáveis são uma saída para quem não pode evitar as ruas e para quem não pode levantar sempre para lavar as mãos mas vale lembrar que uma coisa não anula a outra. Se você trabalha em um local que precisa toda hora tocar em objetos o álcool em gel deve ser usado sempre.

Lave muito bem os alimentos que você leva para a casa. Se pensar na quantidade de mãos por onde passam você irá perceber o quanto essa ação é necessária.

Shutterstock

Faça a higienização correta dos vegetais, frutas e verduras. Se você não fizer esse procedimento justamente na hora em que você corta o alimento as bactérias e vírus que estão do lado de fora entram em contato com a parte interna do alimento.

Como eu faço a higienização dos alimentos?

A água sanitária é uma boa saída. Procure no supermercado e leia com atenção a embalagem. Nem toda água sanitária serve para a higienização dos alimentos. Procure por um selo ou indicação de que ela é aprovada pelo Ministério da Saúde.

Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Depois desse período de molho lave o alimentos em água corrente.

Shutterstock

Quais são os sinais de contaminação?

Os principais sinais são febre (+37ºC já é febre), tosse seca, tosse com secreção, dor de garganta e coriza. Os pacientes mais graves podem apresentar dificuldade para respirar e insuficiência renal.

Agora que você viu que os sintomas se assemelham a uma gripe comum ficou mais fácil de explicar a preocupação geral.

Quando devo procurar um hospital?

Se está com algum desses sintomas observe a progressão. De imediato não precisa ir até o hospital mas se sentir piora procure um posto de saúde que é onde se inicia a triagem.

Em alguns casos o COVID-19 são mais leves e o próprio posto de saúde pode lhe atender, mas acompanhe os sintomas pois se for uma gripe comum e você ir até o PS pode acabar se infectando com o Coronavírus de outro hospedeiro. Melhor fazer tudo com calma.

Se está sentindo todos os sinais mencionados acima ligue para pronto-socorro da sua cidade, descreva os sintomas e solicite uma ambulância.

Nosso alerta é apenas algo a mais, porém indicamos sempre procurar os canais do Ministério da Saúde, Hospitais e Pronto Socorro. O estado de São Paulo e Rio de Janeiro estão a todo tempo passando informações atualizadas sobre a pandemia.

Shutterstock

Evite a auto medicação, procure sempre um médico e cuidado com as fake news. Vamos juntos vencer esse vírus!


Comentários