Coceira nos olhos e junho violeta

Coceira nos olhos

Jamais coce os seus olhos! Você sabia que o ato de coçar os olhos aumenta as chances de adquirir o ceratocone? Se você não sabe o que é o ceratocone nós vamos te explicar agora o porque você deve evitar ao máximo se entregar a coceira nos olhos! Para que você entenda do que estamos falando, saiba que o perigo de coçar os olhos é tão grandes que foi criada uma campanha para um dos principais problemas que você pode adquirir com esse péssimo hábito!

Você conhece a campanha Junho Violeta?

Estamos em pleno Junho Violeta que nada mais é do que o período de campanhas de prevenção ao ceratocone. Essa prevenção consiste em alertar que o simples hábito de levar a mão ao olho e coçar pode gerar uma série de problemas como prejudicar a estrutura da córnea pela pressão aplicada e gerar o ceratocone.

O ceratocone é uma deformação na superfície da córnea que para descobrir se você possui o médico oftalmologista irá lhe examinar e um dos exames que ele pode vir a pedir é a topografia da córnea. Este exame irá mostrar como está a curvatura da sua córnea e se possui irregularidades.

Existem diversos graus de ceratocone que passam pelo uso de lentes rígidas e chegam aos casos mais graves que exigem uma intervenção cirúrgica. quer saber mais sobre ceratocone, leia aqui!

O mais incrível é que isso é causado por um hábito que muitos julgam que não faça mal algum quando na verdade é totalmente ao contrário. Nossos olhos são muito sensíveis e se você sempre está coçando é melhor parar agora ou você pode estar desenvolvendo o ceratocone e nem sabia disso.

Uma forma de saber como estão os seus olhos é simplesmente ir ao seu médico oftalmologista e efetuar os exames. É muito importante cuidar bem dos seus olhos. Não precisa ficar com medo ou receio. Basta agendar a consulta e ir.

Importante: Evite a auto medicação, pois só o seu médico poderá lhe receitar um bom colírio umidificante para usar sempre que sentir aquela coceira nos olhos.

Se você usa lentes de contato então aí que você NUNCA deve coçar os seus olhos. Se você sentiu que está coçando pingue algumas gotas de colírio umidificante e se mesmo assim não teve jeito, retire suas lentes e as lave novamente com a solução de limpeza específica para a sua lente. Claro, sempre lavando muito bem as mãos antes de manusear suas lentes. Se você usa lentes de contato coloridas o cuidado é o mesmo! Não se esqueça!

“Vamos cuidar do presente para enxergar um futuro melhor”

Em alguns casos suas lentes podem estar contaminadas e o melhor a se fazer é substituir por um par de lentes novas e claro, substitua o estojo de armazenamento das lentes também!

Vale alertar que o ceratocone não é o único mal que você pode causar a si mesmo por esse mau hábito. Dependendo do esforço aplicado você pode causar um deslocamento de retina e como resultado poderá até ficar cego! Sim, é verdade! Então pega leve com os seus olhos!

Saiba mais sobre ceratocone com a matéria abaixo.

Lembre-se que os seus olhos precisam de cuidados específicos e que muitas vezes uma coceirinha é deixada de lado por achar que não se trata de nada grave. – Esperar algo grave não é muito pior?

Assista ao vídeo abaixo e aprenda algumas formas de cuidar bem dos seus olhos.

Agora que aprendeu como cuidar bem dos seus olhos que tal visitar o seu médico oftalmologista e fazer um exame de rotina.

A NewLentes apoia o Junho Violeta e a prevenção do ceratocone.

Aproveite para ler mais sobre alguns cuidados com os seus olhos


Comentários