O uso de lentes de contato está liberado

Até agora não há comprovação científica de que as lentes de contato previnem ou aumentam as chances de contaminação pelo COVID-19. Atrelado estão os avisos de que os óculos de grau também não favorecem ou impedem que você seja exposto ao Coronavírus.

O que está sendo usado de alerta, é não tocar o rosto ou os olhos com as mãos e a higienização correta dos seus óculos. A preocupação se deve ao fato deles ficarem “encaixados” em seu rosto e por causa do suor ou do seu dia a dia, acabam por facilitar o contato com as mãos diversas vezes por dia.

No momento que ele desce dos olhos por causa do suor, você usa as mãos para reposicioná-los, ou quando precisa limpá-lo você também irá usá-las. Por causa desse contato, existe o alerta para lembrar a você que sempre lave muito bem as suas mãos com sabão. Se não for possível use o álcool em gel 70º para isso.

Bons hábitos de higiene para proteger seus olhos

A respeito das lentes de contato, escrevemos dias atrás para tomar muito cuidado com o manuseio e limpeza das mesmas. Claro que uma das observações sempre foi lavar muito bem as mãos antes de manuseá-la mas agora com essa situação que o mundo enfrenta, essa tarefa se tornou obrigatória para tudo que tocarmos… incluindo as lentes de contato.

Diferente do óculos, as lentes de contato ficam em contato direto com os olhos e por essa razão, todo o cuidado necessário sempre existiu. Bem antes dessa pandemia já deixávamos alertas em diversas matérias avisando sobre a higienização, validade, enxágue, manuseio, limpeza e armazenamento das suas lentes. Se você sempre seguiu esses passos agora percebe a necessidade real desse cuidado.

Pela nossa percepção, você sendo um usuário consciente de lentes de contato e mantendo todos os cuidados de higiene pessoal e isolamento social que o próprio Ministério da Saúde aborda, os riscos de contaminação diminuem.

Suas lentes são uma opção para diminuir o toque

As lentes foram construídas com tecnologia suficiente para que não necessite do toque, e seu cuidado exige uma higienização correta das suas mãos para manter a saúde dos seus olhos.

Ou seja, as lentes continuam sendo uma ferramenta para a correção da visão e não oferecem nenhum tipo de perigo caso siga todos os cuidados necessários para o seu uso. Entretanto, vale repetir que sempre vai depender da sua higiene e dos cuidados necessários para o seu uso.

Se você possuí dúvidas sobre quais são esses cuidados faça uma pesquisa com a palavra Coronavírus ou COVID-19 para encontrar todas as informações necessárias sobre esse vírus e de como se proteger.

As redes sociais estão se empenhando em manter as informações corretas e evitar as FAKE NEWS que tanto prejudicam os usuários da rede mundial de computadores. Procure sempre por fontes confiáveis para as suas pesquisas.

Se você estiver doente, pare temporariamente de usar seus contatos e use seus óculos

Um aviso importante é que caso você esteja doente ou contaminado, você não deve usar suas lentes de contato. Se usava alguma lente enquanto se contaminou o melhor é descartá-la. Pois você pode ter contaminado suas lentes com suas mãos e com o seus olhos.

Sim, os olhos são uma porta de entrada para muitos invasores e por esse motivo alertamos tanto para cuidar deles com o maior carinho possível. Seus olhos estão expostos a tudo e é sempre bom protegê-los!

Com o que vimos acima, percebemos que as lentes e os óculos não servem como materiais de proteção no combate e convívio com a pandemia. Aqueles que estão na linha de frente se utilizam de um EPI – Equipamento de Proteção Individual, e este sim é qualificado para proteção e não o seu óculos de grau.

Óculos de Grau ou de sol não é EPI. Evite a exposição ficando em casa.

Não saia de casa

Entre tantas medidas, siga a mais importante delas: Não saia de casa se não for necessário!

Hoje você compra suas lentes de contato com a maior facilidade pela internet. Basta clicar em NewLentes que você terá acesso a diversas marcas, modelos e valores. Você conta com um atendimento que irá tirar todas suas dúvidas e lhe auxiliar em sua compra.

A fonte utilizada para a criação desse material foi o CORE (Centre for Ocular Research & Education) com a matéria: COVID-19 and contact lenses: the facts you need to know. Além da matéria original irá encontrar as fontes de pesquisa sobre o assunto.

Resumo

  • Você pode continuar usando lentes de contato.
  • Bons hábitos de higiene pessoal são necessários.
  • Óculos de grau ou de Sol não são EPI.
  • Mantenha as mãos bem lavadas e afastadas do seu rosto.
  • Se você estiver doente, pare temporariamente de usar suas lentes de contato e opte pelos seus óculos.

Quer saber mais sobre os cuidados com os olhos durante a Pandemia e outras matérias sobre a saúde ocular? Leia os conteúdos abaixo:

https://blog.newlentes.com.br/2020/04/07/cuidados-especiais-com-suas-lentes-durante-a-pandemia/
https://blog.newlentes.com.br/2020/03/18/coronavirus-pode-ser-contraido-pelos-olhos/
https://blog.newlentes.com.br/2020/02/24/como-cuidar-dos-olhos/

 


Comentários