O que são lentes de contato tóricas?

As lentes de contato tóricas são voltadas para quem apresenta problemas relacionados ao astigmatismo. Dessa forma, as mesmas conseguem ser bem mais práticas e confortáveis do que os outros tipos de lentes.

Assim, é importante entender o método de funcionamento desse produto para que seja possível enxergar melhor. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como as lentes tóricas funcionam.

O astigmatismo

A fim de entender o que são as lentes de contato tóricas é necessário entender primeiro o que é astigmatismo. Desse modo, o problema em questão geralmente causa certas irregularidades na curvatura da córnea.

Assim, com essa deformação que ocorre na camada que é transparente do olho a visão ficará embaçada. Consequentemente isso gerará maior cansaço dos olhos e pode ocasionar dores na cabeça.

De fato, os raios solares não se focarão num local específico da retina e isso comprometerá a nitidez das imagens. Alguns dos fatores que podem gerar o astigmatismo são traumas oculares e doenças.

Quem possui astigmatismo possui muitas dificuldades para enxergar tanto de perto quanto de longe. Com isso, veem os objetos e pessoas de forma embaçada e borrada, dificultando a realização de várias tarefas.

Esse tipo de problema pode ser de origem congênita e pode ser considerado como fosse um problema conjunto. Ou seja, a união da miopia e também da hipermetropia em um só fator.

Assim, se faz necessário uma correção que pode ser feita através das lentes de contato tóricas. Permitindo com que a pessoa mantenha sua saúde ocular e possa enxergar de maneira correta.

As lentes de contato tóricas

Conforme vimos anteriormente o astigmatismo é um problema que dificulta enxergar em várias distâncias. Desse modo, surgiram as lentes de contato tóricas que são voltadas para corrigir esse tipo de problema.

Assim, a curvatura apresentada pelo produto é mais irregular e acentuada do que nas outras lentes. Além disso, ele poderá ter refrações mais variadas que podem aumentar ou diminuir progressivamente.

Além disso, suas potências na focagem são tanto na vertical quanto na horizontal, corrigindo assim a vista embaçada. Portanto, as lentes de contato tóricas são ideais para quem necessita corrigir o astigmatismo.

Características presentes nas lentes de contato tóricas

As mesmas podem ser gelatinosas, fabricadas em material hidrogel ou mesmo em silicone hidrogel. De fato, elas conseguem trazer um conforto muito maior ao serem colocadas perto da superfície ocular.

Apresentando ampla flexibilidade e espessura mais fina, as lentes de contato tóricas são extremamente eficazes. Pois, conseguem guardar bastante água no seu interior e fazem uma melhor oxigenação da córnea.

Com isso, o globo ocular será hidratado melhor e o conforto será muito maior ao usuário do produto. Contudo, as lentes de contato tóricas só podem ser utilizadas através de uma autorização de um médico.

Assim, o oftalmologista será quem indicará como deverá ser a solução para o problema apresentado pela pessoa. E o que for dito por ele, deverá ser acatado pelo paciente para a obtenção de melhores resultados.

Empresas especializadas em lentes de contato tóricas

Sem dúvida, é importante buscar empresas que sejam especializadas em lentes de contato tóricas. Pois, as mesmas poderão trazer as melhores alternativas que visam corrigir o problema visual apresentado.

Assim, estão disponíveis diversas marcas e modelos que podem realizar essa tarefa com eficiência. Um exemplo é o produto 1-day Acuvue Moist que é voltado para o astigmatismo.

Desse modo, o mesmo consegue ser eficaz mesmo se tiver relacionado a hipermetropia ou a miopia. Nesse sentido, ele é feito de material hidrogel e sua tecnologia permite a manutenção da umectabilidade.

Outro exemplo é a Biofinity Toric que é uma das melhores e mais buscadas em todo o mercado de lentes. Elas também são feitas em silicone hidrogel e possuem umidade natural.

Além disso, ajuda a corrigir os problemas relacionados ao astigmatismo e sua troca deverá ser feita mensalmente. Portanto, as lentes de contato tóricas são produtos que requerem cuidados em sua aquisição.

Diferenças entre lentes tóricas e rígidas

A fim de facilitar o entendimento do usuário vamos verificar as diferenças entre os dois tipos de lentes. A lente de contato tórica mantém uma curvatura que é mais acentuada e suas forças focais são cilíndricas e esféricas.

Enquanto que são indicadas para quem apresenta problemas relacionados ao astigmatismo, podendo ser rígida ou mesmo gelatinosa. Já a lente de contato tórica rígida é voltada para as pessoas com atos graus.

Pois, elas mantém uma certa espessura que a torna mais grossa e permite com que seja colocado um grau maior. Consequentemente as lentes de contato tóricas desse tipo serão melhores para o astigmatismo.

Nas tóricas gelatinosas a correção será voltada para os graus menores, pois elas são mais finas e flexíveis. Além disso, alguns modelos de lentes tóricas podem ser utilizadas para quem apresenta hipermetropia.

Ou mesmo para quem possui o astigmatismo relacionado ao problema da miopia em conjunto. Contudo, somente um oftalmologista é quem poderá indicar corretamente qual lente de contato deve ser usada pelo paciente.

A adaptação das lentes de contato tóricas

Esse tipo de lentes tem de ficar colocados no local certo e assim elas vem de fábricas com algumas características:

  • Zonas que são delgadas e espessas
  • Recorte da lente em sua base
  • Maior espessura ou peso (balastro)

De fato, as lentes de contato tóricas precisam estar bem adaptadas aos olhos da pessoa para não gerar problemas. Pelo fato do seu eixo ser médio, ele permitirá com que a visão seja mais clara.

Nesse sentido, existem também diversos planos de uso das mesmas e por isso é possível escolher as mais adequadas. Algumas delas são de descarte diário e outras são duráveis e devem ser higienizadas.

Seu formato é bem particular e consegue manter diversas potências refrativas, enquanto que sua focagem é na vertical/horizontal. Consequentemente essa potência refrativa vai aumentando ou diminuindo quando a lente se move.

As pessoas que apresentam astigmatismo geralmente possuem um tipo de curvatura em sua córnea que é diferente. Então se faz necessário produtos de qualidade que possam vir a corrigir o problema em questão.

Assim, as lentes de contato tóricas são amplamente funcionais e conseguem realizar essa tarefa com eficiência.


Comentários