Lentes de contato para astigmatismo

Algumas pessoas necessitam de lentes de contato para astigmatismo visando corrigir esse problema de visão. Dessa forma, no mercado estão disponíveis muitas marcas e modelos para a realização dessa tarefa.

Assim, é importante ir a um oftalmologista para realizar uma consulta e medir o grau de dificuldade visual. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como as lentes voltadas para astigmatismo funcionam.

O que são lentes de contato para astigmatismo?

As lentes de contato para astigmatismo são produtos que servem para efetuar um tipo de correção visual específico. Desse modo, elas melhoram o astigmatismo que dificulta enxergar de perto e também de longe.

Assim, a pessoa conseguirá realizar as suas tarefas e não terá empecilhos em sua visão. Contudo, apenas um especialista em saúde ocular (oftalmologista) é quem poderá realizar a consulta para medir a graduação.

Logo após o diagnóstico será possível definir um método de tratamento que poderá ser os óculos ou as lentes. Por certo, em cada caso haverá uma maneira correta de corrigir o problema.

De fato, as lentes de contato para astigmatismo são voltadas para essa tarefa e são muito eficazes. Pois, elas se adaptam aos olhos do paciente e permitem com que o mesmo apresente maior saúde ocular.

O ideal para esses casos é justamente as lentes de contato tóricas que mantém potências de refração. Assim, elas conseguem trazer uma solução muito específica para o problema do astigmatismo.

Portanto, é imprescindível ir a uma consulta para que seja definido exatamente qual o problema apresentado pela pessoa.

O que é astigmatismo e como ele atua?

Para identificar esse tipo de problema é simples, pois a pessoa não enxergar nem de perto e nem de longe. Pois, a visão da mesma ficará com desfoque e se trata de algo que é muito corriqueiro na atualidade.

De fato, as córneas das pessoas com astigmatismo tendem a ser mais irregulares e não são redondas. Com isso o formato fica mais ovalado, causando o problema de astigmatismo.

Nesse sentido, existem as lentes de contato para astigmatismo que são ideias para essa correção visual. Além disso, a luz que entra nos olhos é distorcida pelo erro refrativo apresentado pela pessoa.

Isso dificulta a leitura de um livro ou mesmo visualizar objetos, pessoas e paisagens, trazendo alguns prejuízos. Acredita-se que a hereditariedade seja o principal responsável por esse fator, mas pode ocorrer por traumas.

De forma mais rara existem o ceratocone que deixa as córneas em formato de um cone e requerem reparação. Sem dúvida, o oftalmologista precisará medir a graduação e definir qual o tipo de problema apresentado.

Como saber se tenho astigmatismo?

Alguns fatores podem ajudar a identificar o problema de astigmatismo, são eles:

Assim, serão feitos alguns testes para identificar o problema e trará uma solução específica ao paciente. Caso desconfie que está com astigmatismo busque um oftalmologista e agende uma consulta.

Quais são os tratamentos para o astigmatismo?

A fim de tratar o problema existem alguns produtos ou métodos que podem ser de grande utilidade. Então vamos verificar quais são eles:

De fato, é bom saber que cada paciente terá um diagnóstico e uma maneira de tratar o problema. Com isso, algumas pessoas com mais de 40 anos de idade poderão ter que usar lentes multifocais ou mesmo bifocais.

Lentes de contato tóricas

Com a finalidade de tratar o problema de astigmatismo as lentes de contato tóricas costumam ser indicadas para esses casos. Pois, as mesmas apresentam uma zona espessa em sua parte inferior.

Assim, elas não irão girar quando estiverem nos olhos do paciente, trazendo uma acuidade visual muito melhor. Além disso, conseguem simplificar todo o processo de adaptação necessário ao usar esse produto.

Por certo, as lentes de contato para astigmatismo são fundamentais para quem apresenta essa dificuldade. Então, o ideal é corrigir o problema o quanto antes para ter maior saúde ocular.

Tipos de lentes tóricas

O produto consegue corrigir diversos outros problemas de visão e possuem certos programas de utilização. Com isso, podem ser descartáveis ou mesmo mensais, dependendo da escolha do paciente.

Nesse sentido, elas podem ser gelatinosas, RGP (rígidas permeáveis a gases) ou mesmo rígidas. De fato, as RGPs se encaixam melhor, porém requerem maior tempo para a adaptação do usuário.

Já as lentes de contato para astigmatismo tóricas trazem conforto maior e seu manuseio é mais fácil. Entretanto, somente um oftalmologista poderá orientar corretamente quanto ao produto que deve ser escolhido.

Quais os benefícios das lentes de contato?

Anteriormente, apenas os óculos de graus eram utilizados para efetuar a correção de problemas visuais. Dessa maneira, durante muitos anos somente eles eram os ideais para essa função.

Contudo, foram surgindo as lentes de contato para astigmatismo que permitiram maiores facilidades aos seus usuários. Com isso, as mesmas trouxeram vários benefícios, tais como:

  • Nitidez muito maior para a pessoa conseguir enxergar
  • Conforto
  • Permitir realizar atividades esportivas
  • Autoestima elevada
  • Destaca muito mais a maquiagem utilizada
  • Pode ser considerado um acessório para melhorar a aparência
  • Permitem enxergar muito melhor
  • Não embaçam
  • Se adaptam com maior facilidade
  • Não escorregam do rosto

Ou seja, em relação aos óculos de grau, as lentes de contato para astigmatismo são muito mais eficazes. Por isso, atualmente elas estão sendo cada vez mais utilizadas e existem muitos modelos diferentes.

Cuidados com as lentes de contato

Embora essas lentes sejam muito eficazes e tragam maior saúde ocular, sempre vale lembrar que elas devem ser bem utilizadas. Pois, se forem usadas de modo incorreto irão trazer problemas muito maiores aos olhos.

Então, o ideal é buscar a ajuda de um oftalmologista para lhe orientar quanto ao produto adequado. Além disso, é necessário seguir as instruções das lentes de contato para astigmatismo de forma adequada.

O período de uso e a data de validade do produto devem ser sempre verificados. Enquanto que é preciso higienizar com soluções adequadas as lentes que não forem de descarte diário.

Portanto, o astigmatismo pode ser corrigido facilmente se o diagnóstico e o método de correção forem feitos adequadamente.


Comentários