Lentes de contato para miopia: Descubra as melhores indicações

As lentes de contato para miopia são produtos fabricados para tratar o problema em questão. Dessa forma, elas conseguem auxiliar o usuário e ainda trazem uma maior saúde ocular ao mesmo.

Atualmente as opções são muitas no mercado, contudo deve-se ter o cuidado de escolher produtos adequados. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como essas lentes funcionam.

O que são lentes de contato para o problema de miopia?

As lentes de contato para miopia possibilitam um tipo de focalização adequada dos objetos e são côncavas. Desse modo, esse problema é comum em pessoa com córnea mais curva ou que tenha olhos alongados.

Assim, os olhos dos míopes ficam cansados com maior facilidade e aumenta também a sensibilidade da luz. Então, existem 3 opções que podem ser aplicadas nesse tipo de situação, são elas:

Entretanto, sempre é importante passar por uma consulta com um oftalmologista para realizar a medição correta do problema. Pois, a pessoa precisa saber o real problema, para poder comprar o produto certo.

Além disso, é necessário verificar o modo de uso das lentes escolhidas e as suas trocas. Nesse sentido, as mesmas podem apresentar descarte diário ou serem reutilizadas após serem higienizadas.

Por certo, o ideal é justamente corrigir o problema o mais cedo possível, para evitar dificuldades futuras. Os óculos nem sempre são confortáveis e as lentes de contato para miopia conseguem ser mais práticas.

De fato, as lentes permitem a realização de muito mais tarefas e ainda são bem mais discretas e imperceptíveis. Portanto, esse produto visa trazer um maior auxílio visual a pessoa e são ideais para esse problema.

O que é miopia?

De forma resumida, a miopia consiste em um problema visual onde a pessoa possui dificuldade em enxergar de longe. Com isso, ela apresenta um desfoque nos objetos, paisagens e pessoas que estejam distantes dela.

Enquanto que ela consegue enxergar bem tudo o que está bem perto dela de maneira clara e limpa. Nesse sentido, existem diversos graus diferentes que a pessoa pode apresentar mediante a apresentação do problema.

Então, temos duas formas de miopia que são:

  • Leve: consegue ver a uma certa distância
  • Grave: não conseguem ver com clareza o que está próximo a ela

De fato, para a resolução desse problema se faz necessário o uso de um óculos ou de uma lente. Assim, temos as lentes de contato para miopia que são ideais para essa tarefa.

Além disso, estima-se que pelo menos 30 ou 40% das pessoas do ocidente possuem a miopia. E esse fator costuma afetar pessoas de uma mesma família que podem vir a ter a miopia.

Os outros problemas que também são bem conhecidos são:

Portanto, é necessário efetuar a correção para poder levar uma vida normal e realizar as suas tarefas rotineiras.

O que é Hipermetropia? Conheça alguns sintomas.

Quais são os tipos de miopia existentes?

Dependendo da causa e do problema em questão a miopia é dividida em categorias, que são:

  • Degenerativa: é raro e também bastante grave, é progressiva e relacionada a lesões na visão, podendo gerar cegueira.
  • Curvatura: ela ocorre quando o cristalino tem uma curva mais incomum ou mesmo acentuada
  • Axial: a pessoa possui um globo ocular muito mais longo e se trata de um grau elevado de miopia
  • Congênita: suas causas são genéticas e acompanham a pessoa desde seu nascimento

Conforme podemos perceber é preciso consultar um profissional para que ele possa descobrir o tipo de miopia do paciente. Assim, ficará mais fácil adquirir produtos adequados e que possa resolver essa dificuldade.

Quais são as causas da miopia?

O funcionamento dos olhos para focar uma determinada imagem consiste em:

  • Na córnea que é a superfície da frente dos olhos (transparente)
  • Cristalino, estrutura que consegue mudar de forma para focar os objetos

Nas pessoas que não apresentam miopia esses dois itens mencionados acima são lisos e esféricos na superfície. Pois, a córnea e o cristalino quando estão funcionando bem conseguem focar o objeto corretamente.

Causas da miopia

A origem da miopia consiste em enxergar os objetos que estão a distância e acabam ficando embaçados. Dessa maneira, a principal causa da miopia é justamente quando a córnea não é uniforme e nem curva.

Assim, o foco não ficará tão bom e isso fará com que a imagem fique borrada, gerando problemas. Para isso foram criadas as lentes de contato para miopia que trazem praticidade e maior saúde ocular.

Benefícios das lentes de contato para miopia

A fim de facilitar ainda mais a compreensão por parte do usuário, vamos ver alguns benefícios delas:

  • Os olhos não ficaram secos
  • Maior conforto e praticidade
  • Podem ser de descarte diário, evitando higienização
  • Permitem praticar esportes
  • O olhar ficará mais bonito e realçado
  • Podem ser utilizados por todos, bastando apenas uma orientação por parte do oftalmologista
  • Não escorregam e nem embaçam
  • Podem ser coloridas

Ou seja, os benefícios são muitos e conseguem permitir com que a pessoa tenha maior qualidade de vida.

Lentes de contato para miopia ou óculos?

Esse é um dos pontos mais importantes e devem ser analisados pelos usuários e seus oftalmologistas. Pois, em alguns casos os óculos são adequados devido ao tipo de problema.

Contudo, as lentes de contato para miopia costumam auxiliar na maioria dos casos e são bem mais práticas. Então, o ideal é buscar um profissional que possa lhe orientar corretamente a respeito.

Somente dessa maneira é possível entender o problema, medir a sua dificuldade visual e encontrar uma solução. Por certo, essas lentes costumam levar vantagens frente aos óculos, pois não escorregam.

Além disso, as mesmas não embaçam e ainda permitem com que a pessoa possa praticar esportes sem problemas. Já os óculos não são ideais para atividades físicas, pois podem gerar acidentes.

Nesse sentido, as lentes são fixadas e permitem enxergar melhor os objetos e pessoas que estão distantes. Sem dúvida, cada um desses produtos possui as suas próprias vantagens e são adequados.

Portanto, cabe ao usuário e o seu oftalmologista chegar a um consenso quanto a qual produto é mais indicado. Assim, será possível ter qualidade e saúde ocular de forma fácil e prática.


Comentários