DIA-MUNDIAL-DA-SAÚDE-OCULAR-destaque-blog-newlentes

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR, como está a sua?

Hoje dia 10 de julho é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR, como está a sua? Este dia serve para alertar a população sobre a prevenção dos mais variados tipos de doenças oculares. Sabe-se que muitas das vezes a cegueira poderia ter sido evitada com uma simples visita a um oftalmologista.

Hoje já são 36 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de distúrbio na visão e o mais preocupante é que a grande parte da população desconhece o problema.

Os cuidados essenciais devem se iniciar à partir dos primeiros meses de vida, ou seja, o recém nascido já deve ir a um consultório para fazer testes como o “Teste do Olhinho”. O objetivo é se precaver de doenças que poderiam trazer sérios problemas no futuro.

As principais doenças ao longos dos anos de vida são:

No Prematuro:

Na idade pré escolar:

Entre 45 e 55 anos:

Na terceira idade:

  • Catarata

Dentre tantas doenças o GLAUCOMA é uma das mais sérias, pois é uma doença silenciosa e causa cegueira irreversível! Para prevenir o glaucoma temos uma série de matérias com um conteúdo bem abrangente sobre os cuidados e os riscos. Acesse aqui para saber mais!

Aproveitando essa data tão importante devemos alertar aos usuários de lentes de contato sobre os cuidados necessários para se ter uma saúde ocular 100%! Uma dica importantíssima é para não tomar banho ou não nadar com suas lentes de contato! Uma das maiores preocupações é a possibilidade de se adquirir uma ceratite por Acanthamoeba! Esta Ameba é um dos mais comuns protozoários encontrado em todos ambientes da natureza e a grande preocupação é causada pela maior facilidade de encontrar esta ameba principalmente em água doce.

Este uso incorreto das suas lentes de contato podem facilitar a entrada através de um pequeno corte em sua córnea. Usuários de lentes de contato estão mais propícios a esses cortes.

Então faça o bom uso das suas lentes de contato e visite regularmente o seu médico oftalmologista. Desta maneira ele poderá acompanhar suas necessidades e cuidar dos seus olhos como eles merecem.

Vale alertar também que as principais causas da cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito. E entre os usuários de lentes de contato a maior causa dose problemas é causado pelo mau uso das lentes de contato.

Quer saber um pouco mais sobre o Dia Mundial da Saúde Ocular? Leia mais em:


Comentários