Problemas de visão por usar muito o computador, é possível?

Em pleno século XXI cada vez mais estamos interligados através do computador. Mas será que é mito ou verdade que o computador causa problemas de visão?

Neste artigo vamos desmistificar um mal que vem aumentando cada vez mais. Principalmente com o uso quase descontinuado das telinhas, seja de um computador, tablet ou celular.

Problemas relacionados ao uso do computador

Com o aumento do uso do computador, seja no trabalho ou em casa, muitas vezes esquecemos do nosso corpo. Dessa forma, não somente a visão é prejudicada, mas também a postura e outras áreas.

Contudo, problemas de visão geralmente aparecem primeiro. Seja com dores de cabeça, olhos cansados, vista embaçada, irritação nos olhos ou até mesmo olhos vermelhos. Além de sensação de olhos secos e sensibilidade a claridade.

Síndrome da visão de computador. Você já ouviu falar?

De acordo com estudos relacionados ao uso contínuo da máquina, o computador não está ligado diretamente aos problemas de visão.

Dessa forma, a auto medicação ou a demora em procurar um oftalmologista podem gerar consequências que poderão dificultar o tratamento.

Para garantir uma boa saúde dos olhos, vamos falar mais abaixo sobre algumas dicas. Principalmente para quem precisa ficar muito tempo em frente ao computador e quer ter uma visão sempre saudável.

Importância do tempo que passamos na frente da tela

Frequentemente, quando focamos nossa visão em algum trabalho ou estudo, esquecemos de mexer com os olhos e até mesmo piscar.

Sendo assim, ficar horas seguidas em frente ao computador não é nada saudável e pode causar problemas de visão.

Contudo, não pelo computador em si, mas pelo tempo que ficamos com os olhos abertos, sem mexer ou piscar. Dessa forma causando desconforto e incômodos que podem ser evitados seguindo essas dicas:

  • Preste atenção se você está piscando os olhos! Esse simples movimento lubrifica seu olho e melhora a sua visão. Além de reduzir a ardência e a irritação nos olhos no final do dia;
  • Dê uma pausa a cada meia hora ou sem sair da frente do computador olhe para um ponto distante. Isso vai ajudar a melhorar o foco da sua visão;
  • Quando estiver muito tempo na frente ao computador procure fazer pausas mais longas. Feche os olhos ou relaxe por 15 minutos;
  • Verifique a iluminação do local em que você esteja trabalhando ou estudando, dessa forma você não vai forçar sua visão.

Conclusão

Sem dúvida, verificamos que o mito do computador causar problemas de visão não existe. Ao contrário que muita gente pensa. Contudo, cuidados especiais com os seus olhos irão proporcionar muito mais conforto e saúde para a sua visão.

Portanto, para evitar ou mesmo diminuir o desconforto nos olhos, medidas simples poderão ser ajustadas ao dia a dia. De acordo com a rotina de cada pessoa e de cada tarefa.

Dessa forma, não havendo necessidade de ficar muito longe das telas. Somente o suficiente para o descanso dos olhos.

Seguir as dicas e realizar consultas regulares ao oftalmologista, ajudarão na diminuição do desconforto. Lembramos que o uso indevido e sem recomendações de medicamentos podem causar danos a sua visão.


Comentários