Síndrome da visão de computador. Você já ouviu falar?

Photo by Thought Catalog from Burst

Síndrome da visão de computador ou Computer Vision Syndrome (CVS) é uma condição ou resultado do uso de telas digitais por longos períodos sem descanso para os olhos. Você já ouviu falar?

Com a modernização dos dispositivos móveis mudamos os nossos hábitos de consumo de informação ou lazer. Estamos o tempo todo conectados recebendo notícias, mensagens, vídeos e os mais variados conteúdos.

Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Quando paramos com os smartphones e tablets nós partimos para os monitores. Sejam eles no trabalho ou em casa com a smart tv. Não ache que essa síndrome é causada apenas pelas telas dos computadores do trabalho mas por todo tipo de tela.

Por causa da atenção destinada nós piscamos menos e isso resulta em um ressecamento dos olhos que consequentemente diminui a lubrificação causando assim irritação, olhos vermelhos, sensação de olhos cansados e dores de cabeça.

A média de vezes que piscamos são de 22 duas vezes por minuto. Quando estamos na frente do monitor isso cai para umas 5 vezes por minuto. É menos da metade!

Imagem de Sofie Zbořilová por Pixabay

Sintomas comuns:

  • Queimação nos olhos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Visão embaçada;
  • Cansaço visual;
  • Vermelhidão ocular;
  • Irritação;
  • Visão turva;
  • Ardência nos olhos;
  • Olho seco;
  • Fadiga ocular.

Tratamento

O tratamento é realizado com o auxílio de colírios umidificadores que simula a lágrima. São chamados de lágrimas artificiais. Esse colírio ajuda mas o recomendado é visitar o seu médico oftalmologista caso você tenha alguns dos sintomas mencionados acima.

Procure lembrar de piscar com maior frequência quando estiver na frente dessas telas. Faça pausas de 3 a 5 minutos após períodos de até 1h hora de exposição. Durante essas pausas feche os olhos algumas vezes e descanse sua visão. Sempre que puder também olhe para o horizonte ou para longas distâncias.

Cuidado

Condicionadores de ar, tempo seco e até mesmo o próprio verão podem aumentar a sensação de olhos secos. Além do colírio busque beber bastante água para se hidratar.

Fique atento caso você utilize lentes de contato, pois o cuidado deve ser ainda maior. As lentes de contato por maior tecnologia que possua elas em determinado momento precisam se hidratar. Essa hidratação vêm da lubrificação dos olhos e por esse motivo você deve ficar mais atento.

Se você possui mais dúvidas sobre síndrome da visão de computador pedimos que procure o seu médico oftalmologista. Visitas regulares são necessárias para se prevenir. Evite ir ao médico só quando estiver doendo.

Leia também:


Comentários