20 dicas de como manter a saúde dos seus olhos em dia

Atualmente é importante compreender como manter a saúde dos olhos sempre em dia para evitar problemas relacionados. Dessa forma, são muitas as dicas e conselhos que conseguem auxiliar nessa tarefa.

Assim, as pessoas poderão aprender a cuidar melhor dos seus olhos e terão maior qualidade de vida. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar algumas dicas que podem ajudar na saúde ocular.

Como manter a saúde dos olhos em tempos de coronavírus

A primeira coisa que devemos falar nos tempos atuais é como manter a saúde dos olhos durante essa epidemia. Desse modo, o ideal é estar sempre atualizado as informações e entender o modo de contágio do vírus.

Assim, os olhos são um dos vetores que podem vir a contrair esse tipo de enfermidade e devem ser preservados. Pois, no momento em que uma pessoa toca em seus olhos com as mãos sujas, eles podem se contaminar.

Então, uma das principais maneiras para evitar problemas em seus olhos é justamente lavar bem as mãos. Além disso, em ambientes públicos evitar a todo o custo levar as mãos aos mesmos.

De fato, esse vírus consegue adentrar pelos canais presentes nos olhos e por isso todo esse cuidado é necessário. Vale lembrar que outras doenças também podem ser captadas pelos olhos e por isso higienizar as mãos é importante.

Por certo, aprender como manter a saúde dos olhos ajudará muito a evitar diversos problemas, incluindo o coronavírus. Portanto, sempre lave bem as suas mãos e evite aglomerações durante esse período de epidemia.

Então vamos conferir algumas dicas que preparamos a fim de auxiliar na manutenção da saúde ocular das pessoas.

Esteja com seus exames oculares em dia

Sem dúvida, um oftalmologista é o melhor especialista da área para a realização de exames oculares. Pois, o mesmo conseguirá encontrar problemas e buscará uma solução adequada ao paciente.

Assim, para quem pretende saber como manter a saúde dos olhos em dia o ideal é nunca esquecer das consultas. De fato, a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas em seus olhos e isso é inegável.

Nesse sentido, sempre siga as recomendações do seu oftalmologista para que doenças possam ser evitadas. Além disso, ao sentir qualquer sintoma relacionado aos olhos busque uma ajuda profissional.

Isso vale também para as lentes de contato e os óculos que devem ser indicados apenas pelos especialistas. Então, esteja sempre com seus exames em dia para que esse acompanhamento traga bons resultados.

Vale lembrar que esses exames poderão detectar problemas visuais, tais como:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Glaucoma;
  • Degeneração macular;
  • Retinopatia diabética;
  • Entre outros.

Ou seja, a prevenção é uma boa maneira de aprender como manter a saúde dos olhos de maneira adequada. Portanto, procure seu oftalmologista em caso de aparecimento de qualquer tipo de sintoma ocular.

Mantenha sempre os hábitos saudáveis

Por certo, estar sempre com uma dieta bastante equilibrada ajuda não só os olhos, mas também o corpo. Desse modo, é possível até mesmo prevenir muitas doenças oculares que podem ser geradas.

Nem todo mundo sabe como manter a saúde dos olhos em dia e muito menos que os alimentos ajudam nisso. Nesse sentido, os alimentos conseguem ser essenciais e a dieta equilibrada ajuda bastante.

Pois, se a pessoa não apresenta doenças como o diabetes ou a hipertensão, os seus olhos estarão mais saudáveis. Já que as mesmas podem trazer certos problemas oculares que estejam relacionadas a elas.

Nesse sentido de como manter a saúde dos olhos é importante manter uma alimentação que seja saudável. Enquanto que evita-se o exagero no açúcar, sal e outros tipos de itens relacionados a esses problemas visuais.

Além disso, não fumar e manter os olhos protegidos dos raios solares são outras maneiras de garantir a saúde. Portanto, seja cauteloso em sua dieta e busque hábitos saudáveis em sua rotina diária.

Como manter a saúde dos olhos: proteja-se do sol

Uma das melhores formas de cuidar dos olhos é justamente se proteger dos raios solares. Para isso, são fabricados os óculos de sol que são ideais para auxiliar na resolução desse tipo de problema.

Os óculos de sol não são somente um produto que serve para embelezar o rosto da pessoa. Ele é importante na proteção contra os raios UVA e UVB que podem prejudicar os olhos das pessoas.

Então, para quem quer saber como manter a saúde dos olhos, vale a pena lembrar dos óculos de sol. Pois, eles conseguem trazer proteção a retina e evitam diversas doenças que podem vir a surgir.

Contudo, os óculos devem realmente apresentar a proteção adequada e para isso é necessário comprar bons produtos. Além disso, os mesmos podem ser usados tanto no verão quanto no inverno, trazendo ótimos benefícios.

Hereditariedade

Por certo, algumas pessoas podem apresentar certos problemas oculares que são gerados pela hereditariedade. Dessa maneira, alguns familiares podem ter apresentado certas doenças ou problemas oculares.

Assim, a pessoa terá um tendência de apresentar o problema, dependendo do grau de parentesco. Contudo, nem sempre a hereditariedade ocorre e algumas vezes a pessoa passa a não apresentar problemas relacionados a isso.

Então, busque realizar exames oculares em caso de parentes que tenham apresentado certos fatores oculares.

Computadores e dispositivos móveis

Entender como manter a saúde dos olhos nem sempre é tão fácil e requer algumas dicas. Nesse sentido, ao usar um computador, celulares ou outros tipos de aparelhos verifique o tempo de utilização.

Assim, será possível evitar certos problemas oculares que podem vir a ser gerados devido a esse exagero. Pois, quando usamos esses produtos, muitas vezes esquecemos de piscar e eles vão ficando secos.

Com isso, a lubrificação diminuirá e poderá gerar miopia ou mesmo outros tipos de problemas de visão. A fim de evitar esses fatores que ocorrem devido a essa prática, realize pausas de 20 segundos.

Isso deverá ser feito a cada 20 minutos onde a pessoa estava utilizando certos aparelhos eletrônicos. Assim, pisque seus olhos com maior frequência para que eles sejam lubrificados.

Além disso, deixe o monitor pelo menos 50 centímetros longe do seu rosto e ajuste as configurações do mesmo. O brilho pode ser diminuído um pouco, para que não venha a acarretar em problemas visuais.

Agora que você já sabe como manter a saúde dos olhos ao usar esses produtos, coloque isso em prática.

Lave bem as suas mãos

Sempre que for necessário mexer nos olhos, as mãos devem estar limpas e isso é imprescindível. Dessa forma, não tem como manter a saúde dos olhos se a pessoa não mantém a sua higiene em dia.

Assim, essa é uma dica que ajuda não só a evitar doenças, mas também diversos outros problemas. Em tempos de coronavírus, o ideal é justamente manter as mão bem higienizadas.

Colírios somente com prescrição médica

Os colírios são produtos que devem ser utilizados mediante a uma orientação médica, realizada por um oftalmologista. Pois, os mesmos terão de ser direcionados ao paciente para efetuar certos tratamentos oculares.

De fato, eles podem gerar problemas de saúde caso não estejam sendo usados sob a orientação médica. Então, evite sempre fazer uso desses tipos de produtos se o seu oftalmologista não lhe recomendou.

Como manter a saúde dos olhos: não coce eles

Sem dúvida, existem alguns momentos onde saber como manter a saúde dos olhos evita diversos problemas. Nesse sentido, ao coçar os olhos com as mãos sujas o resultado poderá ser muito ruim.

Ainda mais se a pessoa não tiver lavado as mãos, ao estar em ambientes públicos ou mesmo em casa. De fato, as córneas e suas fibras podem ficar fragilizadas quando a pessoa coça os olhos.

Assim, isso poderá gerar uma ceratocone que consiste na curvatura da córnea da pessoa. Que geralmente ocorre de maneira hereditária, embora possa acontecer por traumas e outros tipos de fatores.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo menos 20% dos casos de transplantes de córnea são por isso. Certamente ao coçar os olhos a pessoa poderá quebrar algumas das estruturas que estão presentes neles.

Com isso, ela vai amolecendo, se curva e tende a afinar, causando diversos problemas aos olhos. Então, evite ao máximo realizar esse tipo de ação para não apresentar problemas futuros.

Evite fumar

Não somente pelo fato do cigarro prejudicar a saúde, mas também por ser responsável por problemas oculares. Nesse sentido, ele pode afetar a circulação que está presente na retina, gerando dificuldades visuais.

Assim, o ideal é parar de fumar para conseguir levar uma vida mais saudável e com mais tranquilidade.

Como manter a saúde dos olhos: esportes

A prática de esportes é ideal para quem quer aprender como manter a saúde dos olhos. Pois, ao ar livre isso pode ajudar bastante e trazer benefícios aos usuários da prática.

Obviamente isso fica mais difícil no período atual de quarentena, mas não deixa de ser um hábito saudável.

Utilize lentes de contato ou óculos

Logo após ter ido a um oftalmologista e feito alguns exames, o paciente deverá procurar soluções para os problemas visuais. Por certo, as lentes de contato e os óculos são ideais para ajudar nesses tipos de correções.

De fato, não há como manter a saúde dos olhos se a pessoa não se preocupa em resolver esses problemas. Então, faça exames regularmente e peça ao seu médico uma orientação.

Alimentação

Além da alimentação equilibrada que falamos anteriormente, alguns alimentos podem ser muito úteis. Dessa maneira, o equilíbrio na sua alimentação trará diversos benefícios para a pessoa.

As vitaminas são importante e ajudam bastante nessa tarefa, isso pode ser encontrado nos ovos e em outros alimentos. Vale lembrar que nunca se deve exagerar nos alimentos, pois o resultado poderá não ser o ideal.

Como manter a saúde dos olhos: maquiagem

A remoção da maquiagem é de extrema importância para manter a saúde dos seus olhos. Por isso, não durma com a maquiagem, pois ela poderá trazer problemas oculares para a pessoa.

Assim, observe também os prazos de validade dos produtos e lave bem os pincéis utilizados.

Não durma com lentes de contato

Uma das melhores dicas para saber como manter a saúde dos olhos em dia é não dormir usando lentes. Pois, elas poderão acarretar em diversos problemas visuais e por isso essa prática deverá ser evitada.

Controle o peso

Vale lembrar que o controle do peso também ajuda a evitar problemas oculares originados dele. Pois, o diabetes, por exemplo, pode trazer problemas nos olhos e assim se faz necessário uma dieta mais equilibrada.

Deixe os olhos descansarem por um tempo

Sem dúvida, dar um tempo de descanso aos seus olhos é muito importante para sua saúde ocular. Dessa forma, não fique muito tempo nos aparelhos eletrônicos para evitar o desgaste dos seus olhos.

Não use lentes de contato fora do prazo

Cada uma das lentes de contato possui um certo período de utilização e uma validade que devem ser respeitados. Além disso, as lentes devem ser sempre higienizadas a fim de evitar contaminações nos olhos.

Então, esteja sempre atento e essa é uma boa maneira de aprender como manter a saúde dos olhos.

Use óculos se apresentar problemas visuais

Uma dica importante que serve também para as lentes de contato é usar os produtos se apresentar problemas visuais. Pois, se faz necessário efetuar a correção dos fatores que dificultam a visão da pessoa.

Nesse sentido, não tem como manter a saúde ocular se a pessoa não respeitar a orientação do oftalmologista.

Como manter a saúde ocular: realize exames periódicos

É recomendado que a pessoa esteja sempre indo ao oftalmologista e que realize exames de visão. Desse modo, evitará problemas futuros e saberá se existe necessidade dele utilizar lentes ou óculos de grau.

Valorize seus olhos

Por fim, valorize os seus olhos e cuide bem deles em todos os momentos para evitar problemas. Assim, você terá maior saúde ocular e poderá realizar suas tarefas como muito mais tranquilidade.

Além disso, busque um oftalmologista caso seja necessário realizar exames ou buscar soluções. Nesse sentido, saber como manter a saúde dos olhos em dia ajuda muito na obtenção de resultados positivos.

Portanto, cuide dos seus olhos e esteja sempre atento aos sinais que eles podem estar transmitindo. Então, valorize os mesmos e busque sempre a manutenção da saúde deles.


Comentários