Quais são as melhores lentes de contato para astigmatismo?

Quando você é portador dessa condição e opta por não utilizar os óculos de grau, algumas questões surgem a mente. A principal delas é referente as melhores lentes de contato para astigmatismo.

Se essa é sua dúvida, fique tranquilo. Esse post vai esclarecer tudo sobre as opções existentes, porque elas são indicadas, e também como cuidar de cada uma. Assim, você tem mais facilidade na hora de fazer a sua escolha. Acompanhe.

Astigmatismo vs lentes de contato

Muitas pessoas se perguntam se as lentes são indicadas para corrigir todo tipo de condição com diferentes graus. Isso vai depender de uma série de fatores, que deve ser analisado por um profissional especializado.

No entanto, o astigmatismo pode ser facilmente tratado utilizando lentes. Claro que, a junção com outras irregularidades como miopia e hipermetropia devem sempre serem levadas em consideração.

Características e tipos das melhores lentes de contato para astigmatismo

Como são específicas para a correção dessa irregularidade, elas possuem alguns traços determinantes. Um exemplo é a forma cilíndrica do grau que, juntamente com o eixo, revelam a devida posição do grau esférico.

Assim, todas as melhores lentes de contato para astigmatismo englobam peculiaridades que tornam mais fácil o tratamento. Vale ressaltar que, o grau esférico citado pode ser positivo ou negativo, sendo referente à hipermetropia e miopia, respectivamente.

Além disso, o eixo vai ser importante para ditar a melhor medida corretiva. Ele pode variar de 0 a 180 graus. Esse quadro clínico cria diversos pontos focais, enquanto o normal seria apenas um. O eixo é responsável por essa identificação.

Por esse motivo, essas duas variáveis são imprescindíveis na hora de um diagnóstico preciso. Em caso de erros, isso pode ocasionar complicações futuras bem desagradáveis para o paciente.

Dito isto, existem dois tipos de produtos para corrigir essa doença, as lentes teóricas e as de óculos para astigmatismo. As primeiras são encontradas nas formas rígidas e gelatinosas, sofrendo variações de acordo com o grau.

Desse modo, acompanhe cada uma das melhores lentes de contato para astigmatismo. Veja quais suas vantagens e qual vale mais a pena garantir.

Lentes de contato rígidas

Geralmente são indicadas para doenças como ceratocone e ametropia. No entanto, em casos mais graves de astigmatismo elas se tornam uma ótima opção. Isso devido a sua espessura que é diferente das lentes gelatinosas.

O material desse produto vai depender da marca. Porém, elas estão longe de se assemelharem as antigas feitas de acrílico. Elas são desenhadas de modo a permitirem uma maior oxigenação dos olhos, o que causa um menos desconforto ao usá-las.

Além disso, elas são de menores do que a córnea e um pouco flexíveis. Podem ser utilizadas diariamente ou por tempo prolongado. Ainda, são compatíveis com grande parte dos colírios existentes no mercado.

Também, são objetos de alta durabilidade, fácil limpeza e adaptação. Esse último processo costumar levar de 2 a 3 semanas. São consideradas uma das melhores lentes de contato para astigmatismo.

Por último, uma característica bem vantajosa dessa lente, é o baixo risco de complicação. Eventos como úlcera corneana ou qualquer tipo de infecção costumam ser bastante raros, quando existentes.

Lentes de contato gelatinosas

O conforto é uma das suas principais qualidades. São produtos que quando colocados no olho, passam despercebidos. Seu processo de adaptação é mais rápido do que das lentes rígidas, sendo quase que imediato.

Também, são indicadas para praticantes e esportes, tendo em vista que quase não se deslocam. No entanto, diferente das citadas acima, ela pode ser danificada com certa facilidade, precisando de manutenção constante.

Isso acontece devido os depósitos de muco e proteína em volta da lente. Esse material pode acabar afetando seu estado e causando complicações, como infecção. Por esse motivo, é fundamental seguir as instruções do fabricante para evitar problemas maiores.

Além disso, esse modelo pode ser encontrado na forma descartável. Mantendo a posição entre as melhores lentes de contato para astigmatismo, elas geralmente possuem um prazo menor.

Então, o oftalmologista será o responsável por determinar o período de uso. Ele também fará uma avaliação do desempenho desse modelo no olho do paciente para garantir sua efetividade.

Por outro lado, existem algumas dessas lentes que são usadas por tempo prolongado. Isso só é possível com o acompanhamento regular do especialista que fará a relação entre tratamento e durabilidade.

O uso e a adaptação das melhores lentes de contato para astigmatismo

Os produtos citados nesse post são de excelente qualidade. No entanto, a melhor forma de escolher entre eles, é em conjunto com um médico. Uma das principais contribuições do mesmo, será a realização dos testes de adaptabilidade.

Eles irão te ajudar a descobrir se as melhores lentes de contato para astigmatismo serão bem recebidas pelo seu olho. Lembre-se, somente um profissional capacitado deve executá-los.

Assim, é mais fácil e mais seguro para seus olhos. Existem diversos exames que auxiliam na obtenção desse resultado. Acompanhe abaixo alguns desses testes.

  • Avaliação da adaptação com lâmpada de fenda;
  • Modificações nas lentes feitas com o mesmo aparelho;
  • Uso de lentes teste com base na refração inicial, por um período de aproximadamente 10 minutos;
  • Colocação de uma nova refração com as mesmas lentes;
  • Análise da superfície da córnea e mensuração de sua curvatura.

O que os especialistas pensam sobre as melhores lentes de contato para astigmatismo?

A Dr. Amaryllis Avakian foi questionada sobre a eficácia da lente gelatinosa na correção do astigmatismo. Segundo ela, essas lentes podem sim serem usadas até nos graus mais altos dessa condição.

No entanto, isso é uma questão de tolerância e vai variar de um indivíduo para outro. Mesmo as melhores lentes de contato para astigmatismo estão sujeitas a isso. Existe um tipo desse produto chamado lente tórica que funciona muito bem no tratamento.

Porém, ainda assim, algumas pessoas acabam tendo que utilizar lentes rígidas para não apresentarem visão embaçada. Já outras, se adaptam facilmente e não precisam optar por nenhum outro tipo.

Cuidados com as melhores lentes de contato para astigmatismo

Independente se for rígida ou gelatinosa, um ponto em comum entre elas está relacionado aos cuidados. Veja algumas dicas que vão te ajudar a manter a qualidade do seu produto por mais tempo.

  • Tire-as para tomar banho;
  • Respeite sempre o prazo de validade do fabricante;
  • Não durma com elas;
  • Sempre as manuseie com as mãos higienizadas;
  • Certifique-se de manter o estojo limpo.

Comentários