Você sabe o que é lentes de contato gelatinosas?

No mercado atual estão disponíveis as lentes de contato gelatinosas que trazem conforto e suavidade aos usuários. Dessa forma, elas possuem funções específicas que garantem as correções visuais necessárias.

Assim, cada vez mais esse tipo de produto está sendo utilizado pelas pessoas e muitos brasileiros estão entre elas. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como funcionam esse tipo de produto.

As lentes de contato gerais

Antes de falarmos especificamente das lentes de contato gelatinosas vamos verificar o que são as lentes. Nesse sentido, esse produto possui esse nome pelo fato dele estar posicionado em contato com a córnea.

Assim, seu formato é curvilíneo e mais delgado nas lentes que são incolores e também são transparentes. Enquanto que as lentes de contato coloridas são utilizadas para modificar a cor dos olhos e possuem tonalidades.

Na atualidade as lentes de contato são mais utilizadas para efetuar diversas correções visuais necessárias. Nesse conjunto estão inclusos os seguintes problemas visuais:

Enquanto que as lentes podem ser rígidas ou gelatinosas dependendo do modelo escolhido para o usuário. Além disso, é possível adquirir algumas lentes de contato coloridas que também possuam graduação.

As lentes de contato gelatinosas

Esses tipos de lentes são fabricadas usando uma base de polímeros e um tipo de diluente específico. Dessa maneira, com a reação gerada é obtida a água permitindo maior hidratação ao produto.

Assim, a precisão será muito maior e também a dimensão da estabilidade apresentada pelo produto. Com isso, as lentes de contato gelatinosas se tornam diferentes dos outros tipos presentes no mercado.

Outro ponto importante é que elas conseguem ser muito mais confortáveis do que as lentes rígidas. Com isso, se tornam mais fáceis de se adaptar em pessoas que sejam sensíveis ao produto.

Enquanto que elas possuem vários tipos de descartes, podendo ser de 1 até 30 dias. De fato, a suavidade das mesmas e o seu conforto fazem com que elas sejam muito eficazes na correção visual.

Principais tipos de lentes gelatinosas

Ao todo são 2 tipos principais de lentes de contato gelatinosas que podem ser adquiridas no mercado:

De fato, as de silicone hidrogel possuem uma alta tecnologia que trazem maior oxigenação para a córnea. Enquanto que seu teor de água é menor e isso evita que sejam necessárias as lágrimas para a hidratação.

Para quem apresenta problemas relacionados aos olhos secos é um produto altamente funcional. Vale lembrar que as empresas disponibilizam as primeiras e segundas gerações do produto no mercado.

Enquanto que a CooperVision já está na terceira geração e por isso se mantém em vantagem no setor.

Características do produto

A estrutura das lentes de contato gelatinosas são mais hidratadas e maleáveis, melhorando a adaptação. Dessa maneira, as que são feitas de silicone hidrogel possuem produtos que juntam as moléculas de água.

Consequentemente haverá uma hidratação muito maior nos olhos e a sensação ode conforto será bem maior. Por certo, essas lentes são bem confortáveis e trazem maior naturalidade quando colocadas.

Pessoas que não podem utilizar o produto

Mesmo apresentando todas essas vantagens e sendo mais confortáveis, algumas pessoas não podem vir a usar o produto. Pois, quem apresenta uma doença chamada de ceratocone ou astigmatismo regular não poderá fazer uso do produto.

Nesse sentido, será necessário fazer uso de lentes de contato rígidas que possuem maior dureza. Além disso, conseguem se adaptar ao formato da córnea, dependendo obviamente do grau que a doença estiver.

Vale lembrar que outros tipos de doenças também podem impedir a utilização das lentes de contato gelatinosas. Veja alguns desses problemas que impossibilitam esse uso:

Ou seja, é necessário sempre falar com um oftalmologista e realizar exames específicos. Assim, será possível definir se a pessoa está apta ou não a utilizar esses tipos de lentes gelatinosas.

Mesmo que a ideia seja usar as lentes de contato coloridas é necessário passar por um exame com um especialista.

Cuidados necessários com as lentes de contato gelatinosas

Sem dúvida, o principal é estar sempre com as mãos bem limpas e higienizadas para evitar contaminações. Dessa forma, evita-se vários problemas e inclusive o coronavírus que é uma epidemia atual.

Assim, lavar bem as mãos e enxuga-las corretamente faz parte da saúde ocular e deve ser feito regularmente. Além disso, as lentes de contato gelatinosas devem ser higienizadas para evitar problemas aos olhos.

Para isso existe sempre uma solução que é específica para o produto que está sendo utilizado. Outro ponto importante é que o estojo esteja sempre limpo e a troca da solução também deve ser feita.

O estojo precisa ser limpo pelo menos uma vez na semana e pode-se utilizar sabonete neutro e escovinha adequada. Aliás, é imprescindível seguir as instruções dos produtos para evitar prejuízos futuros.

Riscos que as lentes gelatinosas podem apresentar

Isso pode ocorrer em alguns casos dependendo de como a pessoa faz o uso das lentes de contato. Então, é possível que haja infecções, alergias, entre outros problemas que podem vir a acontecer.

Por esse motivo é importante seguir as instruções do produto e estar sendo orientado por um oftalmologista. Se sentir alguma mudança ou desconforto suspenda o uso e busque ajuda de um especialista no assunto.

Nesse sentido, ao sentir dores, sensibilidade em relação a luz ou vermelhidão busque orientação médica. De fato, as lentes de contato gelatinosas são as que possuem maior indicação e são bastante modernas.

As que possuem descarte diário são muito boas e não requerem higienização, pois são descartadas após o uso. Desse modo, trazem maior conforto e praticidade aos usuários e ajudam nas correções visuais necessárias.

Essa troca diária é de extrema importância já que permite com que a pessoa esteja sempre com lentes novas. Assim, a saúde ocular é maior e evita a necessidade de estojos, soluções e higienização das lentes.

Então, é possível perceber que as lentes de contato gelatinosas são amplamente utilizadas no mundo atual. Pois, está havendo um crescimento na utilização de lentes e isso demonstra uma tendência positiva.

Portanto, esse produto é eficaz, garante o conforto e a suavidade necessária para melhorar a visão do usuário.


Comentários