0,50 de astigmatismo o que significa? Será que você precisa usar óculos

Para aquelas pessoas que sentem dificuldade em enxergar tanto de longe quanto de perto esses podem ser sintomas de astigmatismo. Uma doença muito comum dos olhos que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

Contudo, o grau pode ser mínimo como o 0,50 de astigmatismo.Mas o que isso significa? Vamos abordar neste post sobre o assunto e tirar todas as dúvidas dos leitores.

Grau 0,50 de astigmatismo

A princípio, os pacientes que têm astigmatismo sofrem por uma imperfeição na parte curva da córnea do globo ocular. Assim, causando um erro de refração e distorções nas imagens quando a luz entra nos olhos.

Logo, múltiplos pontos de foco são formados na visão. Enquanto em um paciente com visão normal, somente um foco é formado na retina do olho com problema. Podendo ser em um dos olhos ou nos dois.

Os graus para o astigmatismo podem variar de 0 a 180º. Sendo que, entre os graus 0 a 25º e de 165º a 180º as lentes geralmente tendem a ser mais grossas. Isso, na parte inferior e superior.

Já nos graus entre 70º a 110º e 90º ou próximo de 90º as lentes tendem a serem mais grossas. Nesse caso nas partes laterais. Mas e as lentes para quem tem grau 0,50 de astigmatismo?

Essas lentes são geralmente mais finas e podem ser feitas com materiais mais resistentes como policarbonato ou de resina. A facilidade disso é a possibilidade de escolha das armações que podem ser infinitas.

Mas será que eu preciso de óculos com esse grau de astigmatismo?

Se essa é a sua pergunta, a resposta é sim. No que se refere a melhora dos sintomas negativos do problema. Que podem levar a dores de cabeça e outros desconfortos na visão.

Quanto ao mito de quem não usar os óculos para corrigir o grau aumenta, ele não é real. Na verdade a opção pelo não uso dos óculos somente irá resultar em mais desconforto.

Assim, o uso dos óculos é indicado pelo oftalmologista para assistir televisão ou mesmo utilizar o computador. Seja por trabalho ou laser, o paciente sentirá um conforto muito maior utilizando os óculos.

Em relação ao aumento do grau 0,50 de astigmatismo, somente o médico poderá avaliar o seu caso. Por isso a importância de se visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Dessa forma o paciente não somente cuida da saúde dos olhos como também pode prevenir outras doenças. Lembrando também que o fator hereditário também pode influenciar no aumento do grau dos óculos.

Em resumo, o grau de 0,50 de astigmatismo não é um grande problema. Inclusive, pode ser solucionado de forma simples utilizando óculos. Com certeza o paciente sentirá menos incômodos ao assistir a série favorita no computador ou mesmo um filme na televisão.

Logo, verifique com o seu médico a melhor indicação para a lente e faça o seu óculos o quanto antes. Apesar de não ser muito confortável o uso dos óculos pode te trazer inúmeros benefícios, principalmente em termos de futuro.


Comentários