Óculos vs Lentes de contato: Qual a melhor opção?

Atualmente as pessoas podem escolher entre os óculos ou as lentes de contato para efetuar correções visuais. Dessa forma, ambos os produtos conseguem ser efetivos e trazem benefícios aos usuários.

Assim, é importante conhecer cada um desses itens e suas principais funcionalidades. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar qual desses produtos é a melhor opção.

Quais são os problemas de visão mais comuns?

O que são óculos?

Basicamente os óculos são produtos que servem para resolver problemas visuais (ametropias) ou para proteger os olhos. Desse modo, são colocados na parte frontal do rosto, mas não chegam a manter contato com os mesmos.

Assim, sua estrutura é composta por uma armação que ajuda no encaixe e mantém duas lentes. De fato, eles são colocados no rosto e usam as orelhas e o nariz como suporte para ficarem na face.

Antigamente eles eram muito usados para auxiliar nas correções visuais necessárias e se tornou bastante popular. Contudo, com a criação das lentes de contato eles passaram a dividir com elas o mercado.

Mas mesmo assim eles continuam sendo produtos muito bons e que ainda servem para ajudar nessa tarefa. Hoje em dia é possível encontrar armações das mais diferentes cores e modelos, o que se tornou muito vantajoso.

O que são lentes de contato?

Por sua vez as lentes são outros tipos de produtos que também atuam na correção de problemas de visão. Dessa maneira, elas são inseridas na parte interna dos olhos a fim de permitir a pessoa enxergar corretamente.

Além disso, podem ser coloridas funcionando apenas para modificar a cor dos olhos da pessoa. Com isso, se tornam um produto de grande valia, já que pode ajudar a corrigir a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

No mercado existem diversos tipos de lentes com as mais diversas formas de uso e descarte. Nesse sentido, as mesmas podem ser diárias, quinzenais, mensais ou mesmo anuais.

Então, as lentes de contato são excelentes produtos que servem para auxiliar as pessoas a enxergarem melhor. Mas sempre vale lembrar que um oftalmologista é quem deverá indicar o produto ao paciente.

Devo escolher os óculos ou as lentes de contato?

Sem dúvida, os óculos possuem maior tradição e a maioria das pessoas optam pela sua utilização. Dessa forma, ele poderá durar muito tempo se for cuidado corretamente e isso é uma grande vantagem dele.

Além disso, podem ser considerados como um acessório que ajuda a deixar a pessoa ainda mais bonita. Contudo, podem embaçar na chuva, escorregar ou mesmo possuir campo reduzido de visão.

Enquanto que as lentes podem corrigir uma grande gama de problemas visuais e são bastante confortáveis. Nesse sentido, muitos oftalmologistas optam por recomendar esse produto ao invés dos óculos.

Elas realmente são eficientes no combate aos problemas de desvios que estão nas curvas das córneas. No caso do ceratocone e outros fatores podem ser as melhores opções e cuidar desses problemas com mais eficácia.

Por certo, as lentes de contato trazem praticidade e muito mais facilidade em manter a sua saúde ocular em dia. Entretanto, exigem uma higienização diária que necessita ser feita sempre que elas forem removidas.

Porém se as mesmas forem descartáveis basta apenas retirá-las e jogá-las fora, gerando um grande ganho de tempo. Vale lembrar que estamos em uma epidemia de coronavírus e isso também deve ser levado em conta.

Então, os óculos nesse caso são uma espécie de barreira que protege os olhos contra as gotículas de saliva. E também podem ser lavados com água e sabão evitando a contaminação pelo vírus.

Usar óculos ou lentes de contato durante a epidemia de coronavírus?

Essa é uma pergunta muito importante e que toda pessoa que usa os produtos ou pretende usar deve fazer. Nesse sentido, os óculos são mais práticos para efetuar a limpeza e podem servir como uma barreira de proteção.

Embora não seja 100% eficaz, ajuda bastante a reter algumas gotas de saliva que esteja flutuando no ar. Já as lentes de contato ficam na parte interna dos olhos e isso pode trazer contaminações aos mesmos.

Por esse motivo seria importante optar pelos óculos até que a epidemia passe e tudo volte ao normal. Contudo, se a pessoa realmente necessitar de lentes, o jeito é redobrar o cuidado com a higiene.

Então, as mãos da pessoa terão de estar sempre muito bem higienizadas com água e sabão. Somente desse modo é que esse produto poderá ser utilizado de uma maneira mais segura.

Como sabemos o coronavírus pode adentrar pelos olhos, nariz ou através da boca da pessoa. Então, em locais públicos ou quando não se pode higienizar as mãos, nunca se deve tocar nas lentes.

Os óculos podem ser facilmente retirados e lavados com água e sabão eliminando os microrganismos que estão nele. De fato, quem deve decidir é a própria pessoa, pois ambos os produtos são de alta qualidade.

Qual a importância de um médico oftalmologista?

Para utilizar as lentes de contato ou mesmo os óculos a pessoa deverá primeiramente ir até um oftalmologista. Dessa maneira, ele irá realizar exames específicos para detectar alguns problemas visuais.

Assim, será possível saber se o paciente necessitará de lentes ou de óculos, tudo dependerá do problema em questão. Então, apenas o especialista é quem identificará se a pessoa possui miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Além disso, ele também verificará se os óculos ou as lentes são os mais adequados para corrigir o erro refrativo. Por certo, o ideal é falar com o seu médico e buscar orientação para realizar a escolha adequada.

Quais problemas visuais as lentes e os óculos podem corrigir?

As principais dificuldades visuais que as lentes e os óculos podem corrigir são as seguintes:

  • Miopia: a pessoa não visualiza corretamente de longe;
  • Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto;
  • Astigmatismo: visão ruim tanto de perto quanto de longe;
  • Presbiopia: vista cansada, surge após os 40 anos.

Com isso, as lentes de contato são de grande valia e podem ser bem mais práticas do que os óculos. Contudo, em certos casos os óculos podem servir dependendo da dificuldade visual apresentada.

Sem dúvida, o melhor a fazer é utilizar um produto que lhe faça bem e que possa atender suas expectativas. Nesse sentido, o mercado possui diversas marcas e modelos de óculos e de lentes de contato.


Comentários