Mitos sobre lentes de contato, veja o que é fantasia

Existem diversos mitos sobre lentes de contato que precisam ser desmentidos para evitar confusões. Dessa forma, os usuários ou as pessoas que pretendem comprar esse produto precisam estar atentos a isso.

Assim, é importante entender o funcionamento delas e todo o processo que envolve a sua utilização. Então vamos saber mais informações e verificar quais são esses mitos em relação a esse produto.

Mitos sobre lentes de contato: cair atrás dos olhos

Muita gente acha que as lentes de contato podem cair para a parte de trás dos seus olhos. Contudo, isso não tem como acontecer de modo algum, já que existe uma conjuntiva nas pálpebras que evita isso.

Além disso, o que pode ocorrer é justamente o fato dela dobrar e se alojar na parte superior da pálpebra. Dessa maneira não é necessário se preocupar com isso, pois esse é um dos mitos sobre lentes de contato.

Os prazos de uso das lentes de contato

Outro ponto interessante é que as lentes de vem ser usadas de acordo com o período escrito na sua embalagem. Consequentemente o descarte terá de ser realizado durante o tempo estipulado para o produto.

Ou seja, a contagem começará a partir do dia em que a embalagem das lentes foi aberta pelo usuário. Então não importa se a pessoa uso um dia, ou sete dias, o descarte precisará ser feito no tempo certo.

Veja um exemplo para entender melhor:

  • Paciente comprou lentes de contato de 30 dias;
  • Ele usou 7 dias e parou de utilizar o produto;
  • Quando contar 1 mês, todas essas lentes terão de ser jogadas fora;
  • Independente se foram usadas ou não.

Dessa maneira, temos um dos mitos sobre lentes de contato que precisam ser desmentidos para evitar confusões.

Mitos sobre lentes de contato: soro fisiológico serve para limpa-las

Nunca se deve aplicar soro fisiológico a fim de limpar as lentes de contato, pois ele não é eficaz. Pois, há uma grande concentração de sódio e isso poderá ficar alojado na lente de contato.

Vale lembrar que não existem conservantes e nem substâncias que façam a remoção dos germes do produto. Ao passo que ele não será eficaz contra essas impurezas e isso poderá resultar em infecções.

Por certo, apenas a solução multiuso específica para as lentes é que devem ser aplicadas nelas. Enquanto que os estojos também devem estar bem higienizados e preenchidos por esse produto adequado.

Quem possui astigmatismo não poderá utilizar lentes

Sem dúvida esse é um dos grandes mitos sobre lentes de contato e indica uma inverdade. Nesse sentido, esse produto é capaz de trazer correções a todos os tipos de dificuldades visuais, incluindo o astigmatismo.

No caso as lentes do tipo tóricas são altamente competentes na correção desse tipo de problema. Consequentemente a pessoa conseguirá voltar a enxergar corretamente tanto de longe quanto de perto.

Além disso, elas são bem adaptadas aos olhos da pessoa e seu resultado é muito bom. Entretanto, os procedimentos de higiene e limpeza devem ser respeitados para evitar infecções outros fatores prejudiciais. Por fim, o ideal é estar sempre atualizado e não acreditar nesses mitos.


2 Replies to “Mitos sobre lentes de contato, veja o que é fantasia”

  1. Eu utilizo uma lente semi-rígida, seria essa lente tórica?

    Sigo um procedimento de limpa-las uma vez por semana com o Clear Care Hydraglade e nesse procedimento tenho que passar o soro fisiológico após esse produto, pelo fato de ser muito forte.

    Gostaria de saber se isso é um mito.

    1. Boa tarde!
      Lente de contato são fabricadas nos modelos rígidas e também gelatinosas, existem também as lentes esclerais, para tratamento exclusivo para pacientes portadores de irregularidades da córnea, como por exemplo Ceratocone.
      Soro fisiológico não possui agentes e propriedades de limpeza, por este motivo não é recomendado para limpeza de lentes de contato. No caso das lentes rígidas ele pode ser utilizado, apenas para retirar o excesso do produto utilizado para limpeza, pois alguns pacientes possuem alergias ou sensibilidade, por este motivo utilizam produtos para retirar o excesso da solução, porém, o Soro fisiológico não limpa ou conserva lentes de contato.
      No caso de lentes gelatinosas, não é recomendado utilizar soro fisiológico em hipótese alguma.

Comentários