Vitrectomia: Você sabe o que é isso?

Você sabe o que é vitrectomia? Basicamente, esse é um tipo de cirurgia que atua no humor vítreo. Que é um fluído gelatinoso e viscoso que se encontra entre o cristalino e a retina ocular.

Assim, a sua principal função é manter o formato esférico do olho e proteger as estruturas oculares. Desse modo, qualquer alteração em seu estado pode afetar diretamente a visão. Para saber mais continue lendo este artigo.

O que é vitrectomia?

A vitrectomia nada mais é do que uma intervenção cirúrgica realizada para tratar diversas doenças oculares. Por exemplo:

  • Deslocamento da retina, em função da diminuição na espessura do humor vítreo;
  • Glaucoma, em decorrência do aumento da pressão intraocular;
  • Retinopatia diabética que causa um grave caso de hemorragia vítrea.

Nesse sentido, a intervenção cirúrgica é realizada com o intuito de remover parte do humor vítreo para aliviar os sintomas. Sendo que, em casos mais graves, a remoção do fluído é completa.

Basicamente, o humor vítreo preenche a maior parte do globo ocular e é o principal responsável por manter seu formato. Assim, o fluído gelatinoso é constituído por 99% de água.

E está em contato direto tanto com o cristalino do olho quando com a retina. Dessa forma, qualquer alteração na pressão exercida pelo fluído pode pressionar o nervo óptico e levar a cegueira.

Durante a cirurgia um pequeno instrumento é introduzido no globo ocular a fim de retirar o fluído. Tal instrumento é conhecido como vitrectomo e exerce uma pequena pressão durante a sua aplicação.

Uma imagem contendo pessoa, menino, jovem, azul

Descrição gerada automaticamente

Dessa maneira, a vitrectomia remove o humor vítreo e o substitui por uma solução salina que desempenha o mesmo papel. Visto que, após a realização do procedimento o paciente não percebe nenhuma alteração na sua visão.

Pois, a intervenção cirúrgica é rápida e indolor. Já que é realizada mediante uma anestesia local. Assim, após a recuperação o paciente pode voltar a utilizar lentes de contato normalmente.

Patologias oculares tratadas pela vitrectomia

Existem muitas doenças oculares que precisam ser tratadas através da remoção do humor vítreo. Por exemplo:

Deslocamento da retina

Certamente, uma das principais indicações para a realização da vitrectomia é o deslocamento da retina. Visto que, a separação da retina interrompe o fornecimento de nutrientes para o tecido.

Levando a degeneração ocular e encaminhando para o desenvolvimento de cegueira. Uma vez que a retina é a principal estrutura ocular responsável por formas as imagens.

Nesse sentido, a retina é uma membrana muito fina e frágil. Que pode ser deslocada em função da pressão intraocular. Portanto, a remoção do fluído pode aliviar a pressão exercida sobre o tecido e evitar o deslocamento.

Da mesma forma, o humor vítreo precisa ser removido nos casos em que o deslocamento já ocorreu. A fim de reposicionar a retina e sustentá-la através de fitas esclerais.

Glaucoma

Por sua vez, o glaucoma também pode ser tratado através da vitrectomia. Pois, é uma patologia que se desenvolve em decorrência do aumento da pressão intraocular.

Bem como, pelo aumento da pressão exercida sobre o nervo óptico que pode levar a perda completa da visão. Assim, a remoção do humor vítreo pode ser um tratamento muito eficaz.

Ademais, as pessoas têm dúvida se ainda é possível utilizar lentes de contato em casos de glaucoma. Porém, como a lente fica posicionada em cima da córnea, ela não altera a pressão intraocular. Então, pode ser usada livremente.


Comentários