Como lavar os olhos corretamente: Quando usar água, soro ou colírio

Quando falamos em cuidados com os olhos, várias dúvidas vem a cabeça, Como lavar meus olhos adequadamente? Será que posso usar água? Devo usar somente soro ou colirio receitados pelo oftalmologista? Afinal, a visão é algo sensível.

Pois bem caro leitor, neste artigo iremos falar tudo sobre os cuidados que devemos ter quando o assunto é lavar os olhos. Confira aqui.

Água, soro fisiológico ou colírio: Qual devo usar:

A lavagem dos olhos é algo que exige total cuidado e atenção. Além disso, não é qualquer produto que podemos usar, mesmo que pareça inofensivo, usar algo inadequado nos olhos poderá afetar drasticamente a visão.

Mas então, o que é apropriado para a lavagem dos olhos? Citamos aqui três substâncias mais indicadas que são água (mineral ou filtrada), soro fisiológico e colírio.

Quando usar a água?

A água é mais indicada para a lavagem externa dos olhos, como as pálpebras e também para a higienização do rosto. Lembrando sempre que o ideal é que a água seja mineral, filtrada ou fervida.

Pode parecer até algo bobo, mas muitas pessoas não fazem a higienização das pálpebras. Entretanto, essa lavagem é fundamental, já que a mesma evita que nossas glândulas lacrimais possam entupir por agentes como maquiagem.

Assim, quando a higienização não ocorre, infecções podem ocorrer, já que naquela região ocular aumenta a quantidade de bactérias. Além disso, a sensação de secura é constante.

A lavagem interna dos olhos com água, só é indicada caso ocorra a exposição de agentes tóxicos, como tinta ou desinfetante. Assim, a lavagem dos olhos deve ocorrer de forma rápida, com água mineral, filtrada ou até mesmo fervida.

Lembrando de após a lavagem, procure imediatamente um oftalmologista para que os olhos sejam examinados para que não ocorra problemas futuros.

Além disso, vale citar que em nenhum momento deve se usar água boricada para lavar os olhos. Já que a mesma contém ácido bórico, que em muitos casos ocorre alergias e até mesmo queimaduras oculares.

Soro fisiológico é o mais indicado?

O soro fisiológico não é o mais adequado quando o assunto é a lavar os olhos ou até mesmo lentes de contato. O fato do soro não ser a melhor solução, é que o mesmo após ter a embalagem aberta, pode ser contaminado rapidamente.

Além disso, pode ocorrer a multiplicação de micro-organismos que são nocivos, que podem ocasionar inflamações graves, que podem até prejudicar totalmente a visão.

Caso a umidificação dos olhos seja necessária, o mais indicado é que se use uma solução lubrificante. Lembrando que a mesma deve ser prescrita pelo seu oftalmologista de sua confiança.

No caso de não ter outra alternativa, o soro fisiológico poderá ser usado. Contudo, o ideal é que se use a opção em dose única, já que a mesma após o uso deverá ser descartada.

Colírio: Só utilize com prescrição do seu oftalmologista

O colírio só é indicado para pessoas que possuam alguns sintomas como vermelhidão, secreção ou coceira. Além de serem prescritos por um oftalmologista de confiança.

O uso de colírios sem indicação médica, poderá ocasionar problemas prejudicais a visão. Além disso, o uso constante e sem necessidade poderá deixar os olhos mais aptos a várias infecções oculares.

Do mesmo modo que ao utilizar um colírio constantemente, poderá deixar os olhos viciados na substância encontrada no mesmo. Então, quando necessário, a eficácia quase nula sendo necessário o uso de produtos mais fortes.

Tenho secura nos olhos, o que devo usar?

Primeiramente é de suma importância que se ressalta que nunca deve utilizar algum medicamento sem a prescrição do seu médico. Em caso de secura ocular, o mais recomendado é o uso de colírios hidratantes.

Além disso, há uma variedade de produtos indicados para a secura ocular. Contudo, ressaltamos que a auto medicação pode trazer consequências desagradáveis. Assim, só use medicação prescrita pelo seu médico.


Comentários