Vai viajar? Cuide bem de suas lentes de contato

Você sabe como cuidar das suas lentes de contato durante as viagens? Por mais que as férias sejam um período de diversão, não abandone sua rotina de limpeza. Afinal, um pequeno descuido pode acabar com a sua viagem.

Pois, se as lentes de contato estiverem contaminadas, elas podem causar graves infecções nos olhos. Neste artigo você encontrará dicas fáceis e rápidas para cuidar das suas lentes e evitar esse problema.

Utilize lentes diárias

Utilizar lentes de contato diárias é uma excelente opção para quem procura por praticidade e segurança. Uma vez que elas precisam ser descartadas após um dia de uso.

Dessa forma, se você levar um número suficiente de lentes para usar durante a sua viagem. Não terá que se preocupar com todo o processo de higienização e desinfecção no final do dia.

Sem dúvida, isso facilita muito a rotina e permite que você aproveite mais as suas férias. Além disso, é uma estratégia muito segura para manter a saúde dos olhos.

Pois, as lentes diárias não ficam tempo suficiente no seu olho para causar infecções. Bem como, não há risco de contaminação por microrganismos, lipídios e proteínas.

Outro diferencial é que se você perder as lentes durante o dia não terá um prejuízo tão grande. Já que esses modelos são mais baratos do que as lentes de contato de uso prolongado.

Não esqueça dos óculos de sol

Também é importante não esquecer de usar óculos de sol. Pois, além de proteger os seus olhos contra a radiação. Eles evitam que corpos estranhos entrem no seu globo ocular.

Uma imagem contendo pessoa, ao ar livre, água, mulher

Descrição gerada automaticamente

O que é muito comum em praias ou atividades ao ar livre. Já que a corrente de ar pode carregar areia, fuligem ou cascalho para dentro dos seus olhos. Causando um grande desconforto que pode machucar a sua córnea.

Além disso, esses corpos estranhos podem contaminar as suas lentes. E aumentar o risco de infecções como:

  • Conjuntivite;
  • Treçolho;
  • Blefarite.

Portanto, sempre use óculos de sol quando estiver ao ar livre. Para não correr o risco de precisar marcar uma consulta de emergência com um oftalmologista nas suas férias.

Sempre carregue um kit de limpeza com você

Outra dica fundamental é sempre carregar um kit de limpeza. Para que você esteja pronto para desinfectar as suas lentes de forma rápida e fácil em emergências.

Existem várias opções de kits no mercado que promovem uma limpeza profunda das lentes de contato. Bem como, acessórios que facilitam muito na hora de colocá-las ou retirá-las dos olhos. Por exemplo:

  • Pinça para manusear as lentes de contato;
  • Pegador para lentes gelatinosas;
  • Ventosa para remover a lente do olho.

Nesse sentido, além de facilitar a sua rotina esses acessórios contribuem para a saúde dos seus olhos. Pois, quanto menos você tocar nas lentes de contato, menor será o risco de contaminação.

Cuidado com a mão suja

Por fim, não se esqueça de sempre lavar as mãos antes de manusear as lentes. Visto que elas estão em contato com a sujeira e os microrganismos do ambiente.

Que podem causar muito dano ao nosso tecido ocular. Bem como, provocar:

  • Infecções;
  • Inflamações nas membranas internas do olho;
  • Lesões na córnea.

Da mesma forma, evite tocar nos olhos enquanto estiver na rua. Assim você protegerá a sua saúde como um todo. E poderá aproveitar com tranquilidade todo o seu período de férias e diversão.


Comentários