O frio resseca suas lentes? Veja como resolver

Você sabia que o frio resseca suas lentes? Basicamente, o clima seco do inverno favorece o ressecamento dos olhos. O que pode causar um grande desconforto para os usuários de lentes de contato.

Por conta disso é importante conhecer as principais maneiras de evitar esse problema. Bem como, a melhor forma de preservar a sua saúde ocular durante o inverno. Para mais informações continue lente este artigo.

Por que o frio resseca suas lentes?

O frio resseca suas lentes de contato porque remove a lubrificação natural dos seus olhos. Uma vez que, durante o inverno a umidade do ar é muito baixa, o que acaba promovendo o ressecamento.

Nesse sentido, tanto os olhos quanto a pele sofrem muito durante as estações mais frias. Necessitando de cuidados especiais. Porém, no caso dos usuários de lentes de contato o problema é ainda maior.

Pois, o ressecamento dos olhos aumenta o atrito entre a lente e a córnea. Causando uma sensação de desconforto muito grande e favorecendo o desenvolvimento de doenças e infecções.

Assim sendo, já que o frio resseca suas lentes é importante que você utilize soluções lubrificantes durante o inverno. A fim de preservar a sua saúde ocular.

Dicas para usar lentes de contato no inverno

As estações frias exigem que mais cuidados sejam tomados durante o uso das lentes de contato. Pois, o número de infecções e alergias oculares aumenta muito nos meses de clima frio.

Rosto de pessoa com boca aberta mostrando os dentes

Descrição gerada automaticamente

Assim, confira algumas dicas essenciais para enfrentar o inverno com segurança:

Fuja do ar-condicionado

Em primeiro lugar, é importante evitar o uso do ar-condicionado para aquecer os ambientes. Já que a alta temperatura associada ao clima seco do inverno acelera muito o ressecamento do globo ocular.

Basicamente, os nossos olhos possuem uma lubrificação natural. Que é utilizada para proteger a córnea contra o atrito gerado com a pálpebra ao piscar.

Assim, quando eles estão ressecados essa proteção é perdida. O que pode causar um grande incomodo ou dor. Principalmente para quem usa lentes de contato.

Então, é fundamental evitar o ar-condicionado durante os meses mais frios. Porém, se não for possível, utilize uma solução lubrificante para proteger os seus olhos.

Evite aglomerações

Agora você já sabe que o frio resseca suas lentes. Porém, é importante lembrar que o ressecamento dos olhos favorece vários tipos de infecção. Pois, a lubrificação natural é o que nos protege de microrganismos patogênicos.

Dessa forma, além do aumento das doenças respiratórias durante o inverno. Também aumentam os casos de:

Logo, evite aglomerações nas estações mais frias. Bem como, tenha cuidado para não levar a mão suja aos olhos. Pois, isso pode contaminar o seu tecido ocular e as lentes de contato.

Limpe bem as suas lentes

Já que o frio resseca as lentes é importante que você redobre os cuidados com a higiene durante o inverno. Não só para prevenir diversos tipos de infecções bacterianas e virais.

Mas também para remover partículas que possam aderir a superfície da córnea e das lentes de contato. Assim, além da sua rotina normal de limpeza e desinfecção das lentes.

É bom andar sempre com um colírio. Para que você possa aplicar durante o dia para promover uma limpeza rápida e eficaz. Dessa forma, você estará muito mais protegido e evitará danos ao tecido ocular.


Comentários