Tontura pode ser problema de visão: Veja sintomas

Muitas pessoas se perguntam se tontura pode ser problema de visão. A verdade é que existem uma série de fatores a serem considerados nesse questionamento.

Desse modo, esse artigo tem o intuito de te ajudar a compreender mais sobre esse assunto. Aqui você vai descobrir se de fato essa dúvida tem fundamento e qual a justificativa para ela. Vamos lá, acompanhe.

Tontura pode ser problema de visão?

Você já deve ter vivenciado uma situação onde teve que parar porque ficou tonto. A verdade é que episódios como esse, quando isolados, são muito comuns e são considerados normais.

No entanto, quando isso se torna frequente, é preciso ficar atento e ter um pouco de cuidado. Tonturas rotineiras podem indicar que algo está errado com sua saúde. Inclusive, os olhos podem sim ser uns dos órgãos afetados.

Que condições visuais causam tontura?

Uma consulta no oftalmologista pode ter diversos motivos. Na maioria das vezes as pessoas sentem cansaço na vista e dores de cabeça. Nunca se pensa que tontura pode ser problema de visão.

Desse modo, nesses casos, geralmente essa não é a especialidade procurada. Porém, esse é um erro que deve ser evitado. Afinal, o seu corpo pode estar dando sinal de que algo com sua visão não está certo.

Assim, um bom exemplo disso são pessoas que sofrem com presbiopia. A tontura é sintoma muito comum dessa condição. Ainda, quem tem miopia, astigmatismo e hipermetropia, também podem apresentar tonturas.

Isso é uma consequência direta da reprodução da imagem visual, que acontece de forma errada. Ela também é resultado das falhas na visão para enxergar de longe, de perto ou os dois.

Tontura pode ser problema de visão: glaucoma

Essa doença merece um tópico especial só para ela. Essa atenção é devido ao fato de o glaucoma ser uma condição que se desenvolve sem grandes sintomas. E é exatamente por isso que ela é tão perigosa.

Dessa forma, esse é um dos casos onde a tontura pode ser problema de visão. Inclusive, esse às vezes é um dos únicos sintomas que surgem, pelo menos no estágio avançado. Agora, você sabe o que é glaucoma?

Basicamente, ele é causado pelo aumento da pressão intraocular. Caso não seja tratado, essa doença pode levar até mesmo a cegueira. Pessoas com essa doença em um grau mais elevado apresentam tontura, dores nos olhos e na cabeça.

Assim, uma dica é se você sentir pelo menos um desses sintomas, procure um especialista. Como já foi visto a tontura frequente não é normal e muitas vezes está relacionada à saúde dos seus olhos.

Conclusão

Sendo assim, não negligencie sua saúde de modo a evitar doenças. Lembre-se sempre de que um médico é o único profissional que será capaz de te ajudar nessas situações. Uma alternativa é visita-lo regularmente.

Portanto, não se automedique nunca e siga as recomendações do oftalmologista. Por fim, agora você já sabe que a tontura pode ser um problema de visão.

Então, fique sempre atento a esse sintoma, se proteja e cuide bem dos seus olhos. Afinal, eles são uma das coisas mais importantes que todos nós temos.


Comentários