Apertos que só quem usa lentes entende

A cada dia que passa, aumenta o número de pessoas que estão aderindo as lentes de contato. Elas têm algumas vantagens sobre os óculos, em questão de conforto e praticidade.

Mas por outro lado, as lentes de contato não estão livres de alguns transtornos. Leia este artigo e veja algumas dificuldades que os usuários de lentes podem encontrar.

A primeira vez colocando as lentes

Antes de mais nada, este deve ser um momento de grande tensão e ansiedade. Afinal de contas, é o seu dedo indo de encontro ao seu olho. Não tem como ficar 100% tranquilo a respeito disso.

Porém, a prática leva a perfeição. E o que antes era um momento de grande aflição, com o tempo se torna mera rotina.

Quando a lente cai no chão

Superado o momento de colocar as lentes, surge outro imprevisto. Se suas lentes por algum motivo escorregaram dos seus olhos e se perderam no chão, o desespero é certo.

Isto porque elas são transparentes, o que torna a missão de encontrá-las praticamente impossível. Os principais motivos para as lentes escorregarem dos olhos são:

  • Olhos muito ressecados;
  • Quando as lentes são colocadas do lado errado.

Esquecer das lentes na hora da maquiagem

Esta é uma situação clássica das mulheres que usam lentes de contato. Você fica horas na frente do espelho se maquiando. Ao terminar, fica orgulhosa e satisfeita com o resultado, mas aí você percebe que não colocou as lentes.

Frustrante, não? Mas para você que está sempre usando maquiagem, vai ser mais fácil lidar com o problema sem causar grandes estragos. E o principal: sem borrar.

Dormir com as lentes de contato

Quem nunca, não é mesmo? Mas não importa quanto sono você tenha, não durma de jeito nenhum com elas. Este pequeno e aparentemente insignificante esquecimento não faz nada bem para os seus olhos.

No nosso dia a dia, quando piscamos, nós hidratamos os olhos, o que melhora a aderências das lentes a eles. À noite, quando você esquece de retirá-las, não há hidratação e pode acontecer o seguinte:

  • Irritações;
  • Grudar nos olhos;
  • Maior chance de contrair queratite (inflamação da córnea).

Coçar os olhos nem pensar

Não é recomendável com ou sem lentes de contato, porque você pode desenvolver infecções ou causar distúrbios na córnea. Mas a situação fica realmente ruim quando, por distração, coçamos os olhos usando as lentes.

Esse pequeno lapso faz com que as lentes de contato saiam dos olhos, o que causa desconforto. Por isso, é melhor esquecer essa mania de coçar os olhos.

Lentes ressecadas

Um problema bastante comum, principalmente em usuários de lentes, são os olhos secos. As lentes de contato não são a causadora, mas torna os sintomas mais incômodos. São eles:

  • Olhos vermelhos;
  • Sensação de coceira;
  • Irritação.

Isto acontece quando você usa lentes por um período muito longo, o que acaba interferindo na produção de lágrimas. O indicado é que você procure um oftalmologista para que ele indique algo que ajude no problema, como colírios.

Conclusão

As lentes de contato vieram como uma alternativa para facilitar nossa vida. Por isso, é importante ter os cuidados adequados. Retirar as lentes à noite. Não coçar os olhos. Fazer a higienização correta.

E acima de tudo, se você for comprar lentes de contato, consulte seu oftalmologista antes. Ele lhe recomendará o mais adequado para você e irá te orientar sobre todos os cuidados.


Comentários