Você sabe se pode usar lentes de contato ao dirigir motos?

Muitos pilotos de motos que necessitam desses veículos para trabalho ou outras necessidades usam lentes. Contudo, escolher as melhores lentes de contato e outros acessórios é fundamental para evitar danos à visão.

Tendo isso em mente, fizemos esse artigo para você entender melhor sobre as precauções ao pilotar motos com lentes de contato. Veja a seguir.

As necessidades do uso não se excluem

Ter problemas visuais comuns como astigmatismo, miopia e hipermetropia e utilizar lentes de contato é um desafio. No entanto, elas podem ser bem mais práticas para quem necessita tirar o capacete o tempo todo.

Porém não é um hábito fácil de se acostumar, pois mesmo que pequenas ainda é necessário o extremo cuidado. Sendo assim, você deve adquirir um capacete que se adeque as necessidades, caso contrário, poderá necessitar de óculos.

Elas atrapalham ou ajudam?

Considerando que os óculos utilizam de armações para segurar as lentes, eles podem aferir no desempenho do campo de visão. Contudo, lentes de contato são ideias para contribuir num maior campo de visão, além de serem práticas.

Sobretudo, com a visão periférica ampliada, a segurança no trânsito é muito maior, uma vez que não há atrapalho na visão. Logo, as lentes são muito indicadas para graus altos desde que recomendadas por um oftalmologista.

Então óculos ou lentes de contato?

Tudo vai variar de acordo com as necessidades e conforto do piloto. No entanto, se você tiver as duas opções use lentes. Com isso, as lentes oferecem muito mais praticidade para sua direção nas vias.

Utilizar óculos pode ser bom desde que eles estejam bem posicionados, o que pode não ocorrer com facilidade. Portanto, as lentes fazem um trabalho melhorando sua visão e ainda fornecendo comodidade na hora de dirigir.

Os tipos de lentes para direção

As lentes mais recomendadas são as de plástico ou orgânicas, devido serem leves e ainda resistentes (dependendo do grau). Além disso, elas podem ter incluso tecnologias de antirreflexo, o que é essencial na hora de pilotar.

Além de tudo isso, elas também podem incluir diversos aspectos que poderão beneficiar e facilitar sua pilotagem, tais como:

  • Antiembaçamento;
  • Proteção contra raios ultravioletas vindos do sol;
  • Filtro polarizado;
  • São leves.

Como citado na lista acima, a tecnologia de filtro polarizado garante a proteção contra ofuscamento da visão pela luz solar. Portanto, previne possíveis perdas de controle ou distrações pela luz, além de aumentar a percepção de cores.

O que diz a lei?

Ao pilotar motos utilizando óculos, muitas pessoas andam com as viseiras abertas pois os óculos podem atrapalhar, ou mesmo não tem necessidade. Contudo, a lei penaliza de forma gravíssima quem anda com viseira aberta.

Tendo isso em mente, utilizar lentes de contato irão facilitar muito a sua vida ao pilotar motos, pois a viseira pode ser facilmente fechada. Além disso, ela irá proporcionar discrição e favorecer a movimentação da sua cabeça sem medo.

Sendo assim, o uso de lentes de contato ao dirigir motos é muito recomendado, desde que seja indicadas as lentes corretas por um especialista. Logo, não perca oportunidade para adquirir as lentes orgânicas e plásticas.


Comentários