Lentes de contato e cílios postiços

Os cílios postiços são os principais aliados das mulheres na hora da maquiagem. Marcantes e atrativos, eles dão um quê a mais na aparência de quem usa.

Porém, é preciso ter muita atenção, principalmente na hora de colocar e tirar este produto de maquiagem. Leia este artigo e saiba os problemas que eles podem causar aos seus olhos e como evitar.

Cílios postiços: é bom estar atento

A princípio, os principais fatores a que se deve estar atento quando falamos de cílios postiços são:

  • Origem do produto;
  • Validade;
  • Tipo de cola fixadora;
  • Frequência de uso.

É importante estar alerta a qualidade do produto, por isso informe-se a respeito da origem e o tipo de material. Além disso, nunca use produtos com a validade vencida.

Da mesma forma, fique ligado ao tipo de cola fixadora. Ainda mais que esse produto é uma substância química, que pode causar alergia e irritação.

Além disso, se a cola for aplicada de forma descuidada, ela pode cair dentro dos olhos. Nesse caso pode haver complicações, como ceratite, inflamação da córnea que pode levar a redução da capacidade visual.

Outro fator a ser considerado é a frequência de uso. Isso provoca a perda dos cílios naturais. Pois os postiços são mais pesados e exercem pressão sobre os naturais.

O que também provoca a queda dos pelos é a maneira incorreta com que algumas pessoas removem os cílios falsos. Falaremos sobre o jeito certo mais adiante.

Consequentemente, não é tão incomum a perda total dos cílios naturais, obrigando a pessoa a adotar definitivamente os postiços.

Como evitar problemas na visão

Então como conciliar cílios postiços com uma visão livre de complicações? Basta seguir atentamente todas as dicas a seguir. É importante que essas medidas sejam adotadas antes, durante e após a utilização do produto.

Primeiramente, a cola de cílios. A dica dos especialistas é testar o produto no dia anterior a colocação dos cílios, da seguinte maneira:

  • Aplique um pouco sobre as pálpebras;
  • Aguarde alguns minutos;
  • Se sentir desconforto, use um demaquilante;
  • Em seguida, lave os olhos com água ou soro fisiológico.

Algumas pessoas podem ter alguma reação alérgica a composição da cola. Caso você tenha, não precisa dar adeus para sempre aos cílios postiços. Basta tentar um produto fixador de outra marca.

Agora vamos aos preparativos na hora de aplicar os cílios falsos. A recomendação é higienizar bem as mãos. Por fim, o momento de retirar o produto de beleza, preste bem atenção.

Primeiramente, nada de tirar os cílios de forma abrupta. Pode ser um hábito seu, mas é importante mudar a partir de agora. Por isso, aplique um demaquilante ou lenço umedecido para que a cola se desprenda aos poucos.

Vale ressaltar que a atenção deve ser redobrada para usuários de lentes de contato. Isso porque a sensibilidade na córnea é menor, portanto, a percepção de problemas como infecções ou alergias será mais demorada.

Por fim, algumas dicas finais para que você continue arrasando nas makes sem sacrificar a saúde dos seus olhos:

  • Escolha tufos de cílios colocados um a um, não por tiras;
  • Não reutilize peças, pode conter impurezas;
  • Comece a maquiagem após colocar as lentes de contato.

Conclusão

É sempre bom usar produtos que estimulam nossa autoestima. Estar bem com nós mesmos é estar bem com o mundo. Mas é bom estar sempre vigilante. Acima de tudo, escolha produtos de qualidade e procedência garantida.

Utilize as dicas deste artigo, principalmente você que usa lentes de contato. Qualquer sinal de desconforto ou dor, lave abundantemente os olhos e procure seu oftalmologista.


Comentários