Como usar lentes durante o verão, veja dicas incríveis

O Brasil é um país tropical, o que significa que constantemente seu clima é quente e muitas pessoas vão a praias, lagoas, rios e piscinas. Contudo, usuários de lentes devem redobrar o cuidado nas lentes durante o verão.

Isso tudo porque além de proteger as lentes de possíveis perdas ou danificações, podemos usar elas em prol pessoal. Logo, algumas dessas lentes possuem determinada proteção UVA e UVB, contribuindo para a visão.

Lentes durante o verão na praia

Como citado acima, esse é um ótimo local para fazer o bom uso das lentes, pois elas são recomendadas para proteção dos raios solares. Logo, é muito necessário proteger tanto a pele quanto os olhos de queimaduras pelo sol.

Algumas doenças podem ser desenvolvidas no contato com os raios solares, os quais podem ser diminuídos com uso de lentes durante o verão. Alguns exemplos são a catarata, degeneração macular e pterígio.

Pode banhar com lentes de contato?

Nesse caso temos alguns cuidados relevantes, então não é recomendado banhar com lentes. Sendo assim, ocorre o risco de entrarem substâncias químicas de shampoos ou sabonetes e mesmo o cloro, danificando a lente.

Além disso, existe a possibilidade em um descuido de você levar as mãos nos olhos para enxaguar e então perder essas lentes ralo abaixo.

Lentes de contato no mar

Nesse caso é recomendado que após o contato das lentes com a água sejam feitas as devidas higienizações. Portanto, é importante prevenir a durabilidade das lentes do contato com dejetos de esgoto nessas águas e outras químicas.

Sobretudo, em caso de contato com água salgada em um tipo de lente gelatinosa, é recomendado que você não as utilize. Logo, esse tipo de lente pode ser facilmente removida no contato direto com o sal.

Utilização de lentes na piscina

Outro fator importante para a utilização das lentes durante o verão, e muito comum entre os usuários é a piscina. Contudo, utiliza-las nesses meios é contraindicado, pois a água não tratada possui proliferação de bactérias.

Tendo isso em mente, além da danificação das lentes é possível desenvolver inflamações diretas na córnea. Sendo assim, caso entre em piscinas o indicado é a higienização das suas lentes de contato da maneira adequada.

Sobretudo, também existe a possibilidade de danificação nas lentes, como por exemplo alteração da coloração ou aparecimento de manchas pelo cloro. Além disso, o cloro também é prejudicial aos olhos em contato constante.

Como realizar a higienização das lentes?

Durante a utilização das lentes durante o verão é comum que você talvez esqueça de fazer as devidas lavagens das mesmas. Contudo, é muito importante manter uma rotina de limpeza ou aderir a lentes descartáveis.

Sendo assim, é indicado que você:

  • Lave inicialmente as mãos de maneira adequada;
  • Aplique a solução de limpeza proposta pelo oftalmologista;
  • Friccione levemente de modo que preserve a integridade da lente;
  • Mergulhe suas lentes na solução indicada durante 4 horas.

Logo, é de extrema importância fazer essa higienização, pois com isso você pode manter a integridade das lentes durante o verão. Portanto, faça a desinfecção corretamente para evitar possíveis perdas do produto.


Comentários