3 erros comuns ao usar lente de contato

Muitas pessoas não estão familiarizadas com os erros comuns ao usar lente de contato. Como consequência, elas acabam manuseando esse produto de forma incorreta, o que pode resultar em problemas na visão.

Desse modo, esse artigo vai te ajudar a entender mais sobre isso. Aqui você vai conhecer que erros são esses e porque eles devem ser evitados a todo custo. Então, vamos lá acompanhe.

1- Erros comuns ao usar lente de contato: umedecer com saliva

Imagine a seguinte situação. Você está em um local público e começar a sentir um incômodo na sua lente. Infelizmente, você não levou consigo o material de limpeza. Então, é necessário reposicionar esse objeto e para isso, você usar sua saliva para umedecê-lo.

Desse modo, ainda que pareça uma situação de emergência, você jamais deve fazer isso. Saiba que nessa simples ação, sua lente pode se contaminar com inúmeras bactérias. A saliva é um mar desses seres e podem acabar danificando seus olhos.

Portanto, esse é um dos erros comuns ao usa lente de contato que mais pode trazer prejuízos. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é sempre carregar um pouco de soro fisiológico.

No entanto, muitas pessoas recorrem às lágrimas artificiais em último caso. O importante é que você não use sua saliva. Se não houver nenhum outro jeito, é melhor descartar as lentes.

2- Solução de limpeza reaproveitada

É bem comum ouvirmos falar sobre a importância de reciclar produtos, não é mesmo? No entanto, quando falamos da saúde dos olhos, essa filosofia não se aplica.

Assim, se você resolver usar uma solução de limpeza mais de uma vez, a probabilidade de surgiram problemas são enormes. O cenário é bem semelhante ao da saliva, um universo de bactérias entrando em contato com seu olho.

Então, se fazendo isso, você ainda arranha sua córnea, a situação piora. Um simples dano pode fazer com que você desenvolva uma infecção. Aí as coisas ficam bem mais sérias.

Esse é um dos erros comuns ao usar lente de contato mais cometidos. Em casos extremos, sua visão pode ficar comprometida. Portanto, não tente fazer isso e priorize sua saúde sempre.

3- Erros comuns ao usar lentes de contato: produto vencido

Muitas pessoas têm costume de usar uma lente que foi prescrita há 3, 4 anos. Ou então, resolvem parar de coloca-las por um tempo e, depois, voltam a usar o mesmo produto. O perigo envolvido nessas práticas é gigantesco.

Dessa forma, o primeiro risco está no fato de que essa lente pode estar contaminada. Também, pode ser que o passar do tempo, haja variações no grau. O fabricante estabelece um prazo de validade por um bom motivo.

Assim, busque respeitar as suas orientações e as do seu médico. Com isso, os riscos de você ter uma infecção são quase inexistentes. Uma dica é se consultar regularmente com um oftalmologista.

Então, você estará de fato cuidando da saúde dos seus olhos. Por fim, esses foram os 3 erros mais comuns ao usar lente de contato. Certifique-se de não mais cometê-los pelo seu próprio bem.


Comentários