O que devo saber antes de usar minhas lentes de contato

Uma relação opcional para quem não gosta ou não se adapta a usar óculos, as lentes de contato são ótimas e compactas. Contudo, é importante considerar diversos cuidados e formas de utilizar suas lentes de contato de forma correta.

Por serem práticas, as lentes de contato são indicadas para qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Portanto, são uma ótima opção de discrição e ainda podem fornecer a naturalidade dos olhos e mesmo variações de lindas cores.

Como é a variedade de lentes de contato

As lentes de contato variam seus materiais de acordo com o nível de refração existente e necessário para tratamento. Sendo assim, com graus altos de miopia ou astigmatismo por exemplo, são recomendadas lentes mais rígidas.

Existem também lentes que são descartáveis, recomendadas principalmente para pessoas que não tem muito tempo para higienização. Com isso, as principais lentes disponíveis no mercado são:

  • Rígidas;
  • Gelatinosas anuais;
  • Gelatinosas terapêuticas ou mesmo estéticas (coloridas e de realce);
  • Descartáveis;
  • Lentes híbridas.

Como fazer as devidas higienizações

Todos os modelos, com exceção das descartáveis devem ser tratadas e esterilizadas de maneira correta. Portanto, inicialmente é importante que suas mãos estejam limpas para promover o manuseio das lentes sem as danificar.

Lentes rígidas

Em lentes rígidas, faça sua limpeza friccionando e circulando suavemente durante trinta segundos. Sendo assim, utilize a solução indicada por ser oftalmologista para as enxaguar, sempre mantendo as unhas distantes.

Logo após, encha seu estojo onde armazena suas lentes com a solução de lavagem, então as mergulhe nesse líquido. Com isso, deixe-as lá quando for dormir todos os dias e faça a retirada ao acordar.

Lentes gelatinosas

Por ter uma constituição mais frágil, como diz o próprio nome, essas lentes devem ser limpas de maneira ainda mais delicada. Além disso, a solução indicada também é diferente e específica para este modelo.

Sobretudo, o processo de limpeza é o mesmo das limpas, sempre friccionando e esfregando em círculos durante 30 segundos.

Como fazer o uso correto em atividades físicas

As lentes de contato são uma ótima opção para prática de esportes físicos, uma vez que óculos atrapalham ou tiram o campo de visão. Contudo, é recomendado a consulta com um oftalmologista para indicação do tipo de lente.

Uma boa alternativa é utilizar lentes de contato descartáveis, pois são baratas e podem ser descartadas, caso sejam infectadas com água. Além disso, são ótimas para substituição em caso de perdas em ambientes.

Contraindicações para lentes de contato

É claro que apesar de serem práticas e beneficiarem o campo de visão, praticidade de discrição, são necessários cuidados. Portanto, devemos fazer o uso correto para evitar complicações na visão e mesmo possível cegueira.

  • Não utilize soro fisiológico, pois não garantem limpeza;
  • Não lave as lentes em água corrente;
  • Evite dormir com lentes de contato, pois prejudicam a córnea;
  • Não é indicado uso de lentes durante voos, por conta da pressão ocular;
  • Nunca as deixe fora do seu estojo, pois podem aderir bactérias;
  • Jamais utilize lentes de contato, mesmo que coloridas, sem consultar um especialista;
  • Ao utilizar maquiagens, guarde as lentes e só depois recoloque.

Comentários