Quais os riscos de tomar banho de lentes de contato

Com certeza você já se perguntou se pode tomar banho de lentes de contato. Essa dúvida é muito, senão a mais comum em quase todos os que usam lentes.

Porém, da mesma forma que elas proporcionam conforto e praticidade, exigem cuidados e atenção especiais. Então, descubra se há riscos que o banho pode causar as lentes.

Olhos, cuide para ter uma saúde melhor

Os olhos é uma das regiões mais sensíveis e essenciais do nosso corpo. Por isso necessitam cuidados específicos e atenção especial no dia a dia.

No entanto algumas coisas simples e cotidianas podem causar sérios danos sem que você saiba.

Neste texto você vai entender o que pode estar causando problemas oftalmológicos. Portanto vamos falar sobre os riscos e procedimentos com a saúde dos olhos e cuidados com as suas lentes.

Assim como o que fazer para mantê-las saudáveis e confortáveis e seus olhos seguros de infecções e inflamações.

Lentes de contato vs água

Para entender os riscos de tomar banho de lentes de contato, é preciso conhecê-las. Como são feitas de material absorvente, o contato com qualquer possível agente contaminador é perigoso.

A água do banho pode conter uma grande quantidade de micro-organismos, como:

  • fungos;
  • bactérias;
  • parasita;
  • vírus.

Existe a possibilidade deles se instalarem entre as lentes e seu globo ocular. Assim, manteriam contato tempo suficiente para causar ardência, irritações, e infecções nos seus olhos. Também podendo em alguns casos evoluir para outros problemas

Tomar banho de lentes de contato no mar ou piscina é ainda mais arriscado.

Pois esses ambientes são muito mais propensos à transmissão de doenças. Além disso a quantidade seres microscópicos nesses lugares é ainda maior.

Há risco de doença no banho?

Ao contrário do que você pode imaginar, as lentes de uso prolongado oferecem maior risco aos usuários. Pois as lentes descartáveis, por terem vida útil menor, estão menos propensas ao contágio.

Você pode ter problemas que vão muito além da irritação ao tomar banho de lentes de contato. Em muitos casos as infecções podem necessitar um tratamento bastante específico e demorado.

Algumas vezes, pode ocorrer uma inflamação da córnea, também chamada de Ceratite do Olho. Depois disso, caso você não siga o tratamento correto, o quadro pode evoluir para uma Úlcera corneana.

O que pode ser feito para tomar banho de lentes de contato

Com a vida cada vez mais corrida tomar banho de lentes de contato significa ganhar tempo. Portanto é preciso saber como diminuir as chances de ter problemas com isso. Por exemplo:

  • Manter os olhos bem fechados durante o contato com a água;
  • Evite banhos de piscina, mar e lagoa;
  • Fique sempre atento ao tempo máximo permitido permanecer com as lentes;
  • Troque as lentes regularmente de acordo com o prazo indicado.

Se você deseja uma solução definitiva para deixar de usar lentes pode optar pela cirurgia refrativa.

É um procedimento simples e sem dor muito eficaz na redução de grau. Além disso, possui índice muito baixo de complicações e é realizado em poucos minutos.


Comentários