Chiqueiro nos olhos: O que é e como curar

O chiqueiro nos olhos é uma infecção bastante comum. Assim, provavelmente você já teve ou terá um dia. O nome mais conhecido para essa condição é hordéolo. Ela pode ser bem incômoda para alguns indivíduos.

Desse modo, é fundamental conhecer formas de tratar esse problema. Ao contrário do que muitos acreditam, ele pode sim se agravar. Isso caso não receba a devida atenção e orientação médica.

Portanto, esse artigo tem o intuito de te deixar por dentro deste assunto. Aqui você vai aprender o que causa e quais são os fatores de risco. Ainda, confira formas de tratamento simples e práticas.

O que é e o que causa um chiqueiro nos olhos?

Como já foi dito, essa é uma infecção. Ela atinge a região das glândulas dentro da pálpebra. No entanto, geralmente, o chiqueiro nos olhos não causa qualquer dano a visão. É muito comum essa condição se manifestar como um ponto amarelo na base da pestana.

Ela é muito mais frequente em crianças e adultos. Porém, pessoas de todas as idades podem ser afetadas. Na maioria das vezes, apenas um chiqueiro aparece. Raramente tem-se casos de dois desses em um só olho.

Ele é causado pelas bactérias estafilococos. Elas costumam ficar localizadas no nariz. Quando se deslocam para outras partes do rosto, surge esse problema. Além disso, o compartilhamento de objetos pessoais é responsável por espalhar a infecção.

Esse nome é pelo fato desses seres construírem uma espécie de chiqueiro nos olhos mesmo. Elas atingem inúmeros pontos e vão se disseminando. Veja só o que elas fazem com o indivíduo.

  • Infecção na base do folículo da pestana;
  • Infecção na glândula do suor que realiza drenagem para manter o olho úmido;
  • Dano na glândula sebácea que mantém a região hidratada.

Quais são os fatores de risco?

Existem alguns elementos que tornam o indivíduo ainda mais suscetível a desenvolver esse problema. Confira abaixo quais são alguns deles e veja se você se identifica com algum exemplo.

Lente de contato

Usuários desse tipo de produto, precisam ter um cuidado muito grande na hora de higienizá-lo. O risco de ter um chiqueiro nos olhos se dá quando essa limpeza não acontece. Dessa forma, é essencial se atentar sempre a esse processo.

Blefarite

Se refere à inflamação das pálpebras. Como consequência, as chances de se ter essa condição aumentam muito. No entanto, essa é uma doença que afeta mais pessoas na faixa dos 40 anos. Dentre os sintomas mais comuns tem-se, vermelhidão, coceira e dor.

Nutrição e sono

Esse tipo de problema ocorre bastante em pessoas que não possuem a saúde em dia. Ainda, a falta de sono é um fator de risco muito poderoso. Isso porque essas circunstâncias baixam a imunidade do indivíduo.

Como tratar um chiqueiro nos olhos?

É comum que ele desapareça em até 3 semanas. É recomendado o uso de compressas de água morna enquanto isso. 4 vezes ao dia por 15 minutos é o ideal. No entanto, o mais importante é buscar a ajuda de um oftalmologista. É o melhor tratamento para chiqueiro nos olhos.


Comentários